TIMÓTEO – Júlia Santos Jesus, de 19 anos, moradora do Distrito de Cachoeira do Vale, participou da Campeonato Brasileiro de Judô, categoria sub_13, realizado entre os dias 09 e 11 de agosto de 2024, Centro Pan-Americano de Judô, na cidade de Lauro de Freitas, na Grande Salvador, Bahia. Júlia, juntamente com a delegação mineira voltaram trazendo na bagagem a medalha de bronze da competição, que reuniu atletas do todo o território nacional.
Assim, como recentemente outro timoteense, o também judoca, Marcos Daniel, Júlia Santos é mais um talento esportivo revelado pelo projeto esportivo social, Fábrica de Gigantes que é desenvolvido pelo Sensei Max Frances, no Distrito de Cachoeira do Vale e atualmente oferece oficinas de iniciação esportiva e aprimoramento técnico para cerca 50 alunos, quase todos da própria comunidade do Cachoeirinha. Júlia integra o projeto desde o seu início em 2018 e hoje possui a graduação faixa marrom.
Com esse bom resultado, somados ao seu histórico acumulado nesses seis anos, Júlia poderá participar do processo de credenciamento para o programa bolsa atleta do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. Esse apoio é fundamental para tempo dedicado aos treinos e possibilita a participação em outros eventos com chancela da Federação Mineira e Confederação Brasileira de Judô, o que favorece maior intercâmbio e aprimoramento e amadurecimento da judoca.
Além da medalha de bronze no Campeonato Brasileiro sub_21, (Salvador, 2024) como atleta, categoria (-78Kg), Júlia tem conquistado bons resultados ao longo das seis temporadas, com especial destaque, temporada 2021-22, quando integrou os quadros de judocas do Minas Tênis Clube, não tendo conseguido apoio financeiro para permanecer na capital mineira, mesmo com notado quilate técnico. No triênio 2022-24 sagrou-se tricampeã mineira, medalha de bronze Regional Brasileiro (Vitória, 2023), vice-campeã Regional Brasileiro (Rio de Janeiro, 2024)
Compartilhe em suas redes sociais