21/11/2024
21:15

Governo de Minas incentiva práticas sustentáveis na agricultura familiar para garantir alimentação saudável nas escolas

Governo de Minas incentiva práticas sustentáveis na agricultura familiar para garantir alimentação saudável nas escolas

REDAÇÃO – O Governo de Minas, por meio da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vem incentivando pequenos produtores que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) a fazer a transição do uso de agrotóxicos para fertilizantes biológicos e naturais, proporcionando uma alimentação mais saudável nas escolas mineiras.

A iniciativa visa mostrar aos agricultores familiares que o manejo sustentável é uma alternativa viável economicamente, apresentando resultados positivos no combate a pragas, insetos e na qualidade do solo e que resulta numa alimentação mais segura para os estudantes mineiros.

O governador em exercício Professor Mateus esteve na zona rural de Curvelo, na região Central de Minas, onde vistoriou a produção da Fazenda Roda D’Água, que há um ano já vem realizando a mudança com o apoio da Emater-MG.

A propriedade faz parte da Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar e de Comunidades Tradicionais do Serrado Mineiro (CooperSerrado), formada por 30 famílias que comercializam verduras, frutas e legumes para as escolas da região.

Produção mais segura e saudável

Ao conhecer o trabalho na fazenda, Professor Mateus destacou o esforço que a empresa vem fazendo no sentido de proporcionar uma produção mais sustentável.

“Observamos aqui o apoio da Emater na direção da agroecologia, para um manejo mais adequado e redução do uso de químicos também no solo. Isso faz com que seja mais seguro produzir, e também faz com que a alimentação produzida seja mais segura. Assim, estamos garantindo comida de qualidade e saudável para nossas crianças, disse o vice-governador.

A mudança é celebrada pela proprietária da Fazenda Roda D’Água, Norma Lúcia Maciel Vieira, que além de produtora rural também é cantineira em uma escola.

“A Emater dá uma assistência muito boa para nós sempre que precisamos, em termos de documentação, do apoio aqui do campo, do remanejo. E nessa transição que está acontecendo agora, eles estão sempre conosco. Já faz quase um ano que não usamos o produto agrotóxico, só biológico, e os resultados são os melhores possíveis”, contou a produtora.

Por mês, a propriedade fornece para as escolas da região cerca de quatro toneladas de bananas e outros produtos que são colhidos na época da safra.

O extensionista agropecuário da Emater, Júlio César Soares, acompanha de perto o processo de transição do manejo para o fertilizante biológico nas propriedades da região central de Minas.

Ele destaca o interesse dos próprios produtores em se adequarem para fornecer um processo mais natural no fornecimento de alimento para as escolas.

“Quando começamos a trabalhar com o Pnae, começamos também a trabalhar com essa transição do produtor para estar levando um alimento mais saudável para essas crianças. E a conscientização foi muito interessante. Todos eles já procuraram melhorar o manejo caminhando pra alternativas naturais”, explicou.

Agricultura familiar nas escolas

Desde o final de 2021 a Emater-MG e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) têm contrato firmado para o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Ao todo, foram atendidos carca de 22 mil agricultores familiares que fornecem produtos para 3.453 escolas públicas estaduais em 800 municípios mineiros.

O investimento de recursos estaduais e federais para a compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em Minas Gerais foi de R$ 663,4 milhões em 2023, sendo que R$ 215,7 milhões foram designados para a compra de produtos da agricultura familiar

A lei que regulamenta o Pnae estabelece que o mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Em 2023, Minas Gerais atingiu a marca 32,5%.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Notícias do Vale do Aço em Primeira Mão.