IPATINGA – Na tarde desta sexta-feira (24), a Defesa Civil de Ipatinga acionou a Polícia Militar e a Polícia Militar do Meio Ambiente para auxiliarem em uma ocorrência grave de ocupação de imóvel interditado e desobediência a ordem expressa do órgão para não realização de obras em área de risco. No endereço, no bairro Bethânia, a proprietária já havia sido autuada um dia antes pela Defesa Civil por causa da obra sem autorização.
Como a proprietária do imóvel reincidiu no crime de desobediência, o caso agora será tratado em esfera judicial. A moradora foi multada em valores que variam de R$ 14 mil a R$ 70 mil.
O caso do bairro Bethânia reflete um grave problema que a Defesa Civil vem enfrentando: a desobediência às interdições feitas nos imóveis danificados pela tromba d’água de 12 de janeiro.
O secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, coronel Warley Silva, alerta que a desobediência coloca em risco a vida das pessoas, já que a residência interditada não oferece condições de habitabilidade. Por outro lado, configura crime e o morador poderá responder por suas ações na Justiça.
“Nós recomendamos aos moradores que tiveram seus imóveis interditados que não voltem a ocupá-los sem a autorização da prefeitura e ressaltamos que está terminantemente proibida a realização de qualquer obra no local, especialmente de retirada de terra ou corte de talude. O período chuvoso ainda não passou e a movimentação de terra pode piorar uma situação que já está ruim. Além do mais, muitos desses imóveis podem entrar, inclusive, na lista de demolições que serão feitas ao final dos trabalhos de vistoria”, alertou a autoridade.
Compartilhe em suas redes sociais