TIMÓTEO – Vice-campeão da Copa Sul-Americana pela Ponte Preta, em 2013, o ex-goleiro Daniel Guimarães morreu nesta sexta-feira, aos 37 anos, vítima de um câncer. Daniel interrompeu a carreira em 2021, após receber o diagnóstico de um tumor na região do retroperitônio. Ele chegou a voltar aos gramados um ano e meio depois, mas encerrou sua passagem pelo Nacional-POR, seu último clube, para cuidar da saúde em 2023.
Daniel Guimarães iniciou a carreira no América-MG, em 2006, e passou por América-RN e Red Bull Brasil. Ele foi contratado pela Ponte Preta em 2013, onde disputou nove jogos e participou do elenco finalista da Sul-Americana e que conquistou o acesso na Série B de 2014.
– Fiquei muito triste com a morte do Daniel. Ele chegou na Ponte em 2013 após ter trabalhado com o Guto Ferreira no Mogi Mirim e tinha feito um grande campeonato. Ele foi muito bem, mas não conseguiu sequência porque tinha uma concorrência com Roberto e Edson Bastos. Uma grande pessoa, um grande profissional e que vai fazer muita falta – lamentou André Dias, ex-preparador de goleiro da Ponte Preta.
Foram seis temporadas no futebol português, com 116 jogos disputados com a camisa do Nacional.
– O Clube Desportivo Nacional está de luto pelo falecimento de Daniel Guimarães, ex-guarda-redes alvi-negro. O guardião deixa-nos aos 37 anos de vida, após uma difícil e corajosa luta contra uma doença prolongada. Chegou à Madeira no arranque da época 2017/2018 e aqui deixou o seu nome gravado na história, sendo adorado pelos seus colegas, treinadores e adeptos. Foi adorado por muitos e admirado por todos, mesmo pelos mais diferentes adversários que defrontou. Com toda a sua coragem e resiliência, deixou sempre uma imagem de guardião lutador, dentro e fora dos relvados. Demonstrou sempre uma enorme dedicação e paixão ao nosso Nacional, marcando presença em alguns feitos históricos, deixando agora a nossa Família Nacionalista incomparavelmente mais pobre. À família e amigos, o CD Nacional apresenta as mais sentidas condolências, extensivas a todos os nacionalistas.
Casado com Carol Guimarães, Daniel deixa dois filhos, Davi, de seis anos, e Clara, que, em breve, faz três anos. Ele era filho de Davi Guimarães, ex-presidente da Liga Acesitana de Desportos. O velório e o sepultamento serão no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, em Timóteo-MG, a partir das 14h desta sexta-feira (4 de outubro).