IPATINGA – O pequeno Emanoel dos Santos Ferreira, de apenas 4 anos, ganhou um presente especial nesta terça-feira (24), ao realizar a última sessão de radioterapia na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Morador da cidade de Antônio Dias, Emanoel enfrentou um verdadeiro desafio na luta contra um Tumor Teratóide Rabdóide Atípico, um tipo raro e agressivo de câncer no Sistema Nervoso Central. Porém, apesar de todas as dificuldades, ele sempre manteve a força, a alegria e, principalmente, a paixão pelo seu time do coração, o Cruzeiro.
Emanoel iniciou o seu tratamento há mais de 70 dias, após descobrir o tumor em uma consulta de pronto atendimento, e desde então passou por uma cirurgia de remoção do tumor, sessões de quimioterapia e radioterapia, como conta o médico radio oncologista do Hospital Márcio Cunha, Gustavo Maciel. “Ele é uma criança muito querida por nossa equipe, passou por várias etapas até finalizar a radioterapia. O tratamento tem sido um sucesso. Nosso objetivo é que ele tenha uma melhor qualidade de vida e que torne esse último dia de tratamento memorável”, disse o médico.
Durante o período de tratamento na unidade de Oncologia, a enfermeira Yatiara Nunes, que esteve ao lado de Emanoel, foi testemunha de cada sorriso, de cada momento de coragem e, aos poucos, criou um laço especial com o menino. Encantada pelo amor inabalável de Emanoel pelo Cruzeiro, mesmo sendo o único torcedor cruzeirense numa família inteiramente atleticana, ela decidiu que a despedida do hospital merecia algo à altura da bravura dele.
Foi então que Yatiara tomou a iniciativa de entrar em contato com a assessoria do mascote do Cruzeiro, o Raposão, que viajou de Belo Horizonte para dar um abraço apertado em Emanoel e comemorar sua vitória. “Cada momento vivido junto ao Emanoel nos cativou. Ver a força de vontade dele e a paixão que ele tem pelo Cruzeiro nos deu mais energia para proporcionar esse momento especial”, relata a enfermeira.
Após uma longa viagem de mais de cinco horas, de Belo Horizonte até Ipatinga, a equipe do mascote oficial chegou de “surpresa” à unidade, e se juntou ao mascote do Ipatinga Futebol Clube, o Tigrão de Aço, para abrilhantar o dia especial de Emanoel.
Ao ver o Raposão, os olhos de Emanoel brilharam de alegria e o grito de “zêrooo” entoou, sendo um momento que encheu de emoção não só seus pais, Adilson Ferreira Ramos e Eliane Miranda dos Santos, mas todos os profissionais que acompanharam essa jornada. “Momentos como esse, não apenas proporcionam momentos de alegria e esperança para a criança, mas também ajudam a criar um ambiente mais acolhedor e humano durante esse período desafiador. O sorriso de uma criança é um dos melhores remédios e, através dessa ação, buscamos iluminar o dia do Emanuel e inspirá-lo a continuar lutando. Quero também expressar minha sincera gratidão ao Cruzeiro Esporte Clube e ao Ipatinga, por sempre nos apoiarem e cederem os mascotes para essas causas importantes”, pontua Yatiara.
O pai do garoto, o atleticano Adilson Ferreira, conta que o filho foi influenciado por um sobrinho cruzeirense. Com isso, Emanoel é o único torcedor do time celeste na casa, já que ele, a esposa e o filho mais velho, Arthur, são atleticanos. Mesmo com a “rivalidade”, o pai destaca a importância da felicidade do filho, principalmente neste momento de superação. “A caminhada não está sendo fácil, mas estamos muito emocionados e felizes com essa surpresa para o nosso filho, pois isso nos dá força para continuar”, conta o pai.
A celebração da alta do Emanoel é um marco no fim do tratamento de radioterapia que foi comemorado com entusiasmo por Eliane Santos, mãe do garoto. “Estamos felizes em superar essa etapa. Agora ele está bem enturmado com a equipe de enfermagem. Fomos recebidos com muito carinho. Todos tiveram uma atenção especial não apenas com o Emanoel, mas com a gente também. Graças a Deus, Ele tem colocado pessoas boas em nosso caminho”, destaca a mãe.
Essa ação realizada pela equipe de oncologia do Hospital Márcio Cunha reforça o compromisso da unidade de a cada dia realizar um atendimento humanizado aos seus pacientes, de modo que eles sintam o carinho da equipe multiprofissional, não apenas na realização do atendimento, mas em um todo.
Hospital Márcio Cunha
Hospital geral de alta complexidade com 59 anos de atuação. Possui 558 leitos e três unidades, sendo uma unidade exclusiva para o tratamento oncológico. Atende a uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes de 67 municípios de Minas Gerais e conta com cerca de 550 médicos em 50 especialidades, com prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros. No último ano, foram quase 6 mil partos realizados no HMC, cerca de 37 mil internações, mais de 18 mil cirurgias, mais de 42 mil sessões de hemodiálise. Na unidade de oncologia, foram mais de 19 mil sessões de radioterapia e mais de 33 mil sessões de quimioterapia.
O HMC foi o primeiro hospital do país a ser acreditado em nível de excelência (ONA III), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, está classificado pela revista norte-americana Newsweek entre as melhores unidades hospitalares do Brasil, sendo o 5º em Minas Gerais e 23º melhor do país.
Compartilhe em suas redes sociais