15/11/2024
08:35

Dia D contra arboviroses em Santana do Paraíso reforça cuidados com a saúde

Dia D contra arboviroses em Santana do Paraíso reforça cuidados com a saúde

SANTANA DO PARAÍSO – A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso promoveu, no último sábado, o Dia D de Combate às Arboviroses, que buscou conscientizar a respeito de ações de prevenção do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O evento reuniu os setores de Vigilância em Saúde e Atenção Básica para conscientizar e instruir os moradores sobre como eliminar possíveis criadouros do mosquito, bem como disponibilizou serviços de saúde gratuitos.

No evento, a população teve a oportunidade de observar larvas do Aedes aegypti e entender o ciclo de vida do mosquito. A atividade destacou a importância de eliminar recipientes que possam acumular água, como pneus velhos e outros objetos que oferecem ambiente propício para a reprodução do vetor.  A enfermeira Juscilândia Costa, referência técnica da vigilância epidemiológica de Santana do Paraíso, destacou o sucesso da iniciativa. “O Dia D foi um grande sucesso e demonstra o compromisso da população de Santana com a prevenção das arboviroses. No entanto, o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua. Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte e continue eliminando os criadouros do mosquito em seus próprios imóveis”, ressaltou.

Além das ações de combate às arboviroses, o evento também abraçou a campanha Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A população masculina foi orientada sobre cuidados com a saúde e a relevância de exames regulares para detecção precoce da doença.

A Vigilância Sanitária também participou com uma ação educativa focada em promover a saúde e segurança sanitária, fornecendo orientações sobre cuidados básicos de higiene e prevenção de doenças. Como parte da programação, foram realizados testes rápidos para detecção de leishmaniose e uma campanha de vacinação antirrábica, organizada pelo setor de Zoonoses, que garantiu proteção aos animais de estimação, contribuindo para a saúde pública da comunidade.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br