13/07/2024
15:41

Coronel Fabriciano é finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

WhatsApp
Facebook
X
Coronel Fabriciano é finalista do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Para o prefeito Dr. Marcos Vinicius, essa premiação mostra que o município está no caminho certo

FABRICIANO – O trabalho da Gestão Novos Tempos é mais uma vez destaque em Minas Gerais. Coronel Fabriciano foi um dos finalistas do “Prêmio Cidades Excelentes”, no eixo Educação.  O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira, 19, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, em um evento que reuniu autoridades e gestores de todo o Estado.

A premiação é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. O objetivo é incentivar a melhoria da realidade das cidades brasileiras através da premiação de boas práticas da gestão pública.  Coronel Fabriciano é a única cidade do Leste de Minas finalista e concorre na categoria acima de 100 mil habitantes, no pilar da Educação.

Para o prefeito Dr. Marcos Vinicius, essa premiação mostra que o município está no caminho certo. “Já temos reconhecimento em outras áreas como na Assistência Social com o 1º lugar, no GESUAS, e também na Saúde, com o Previne Brasil. Essa indicação na área da Educação retrata um trabalho de excelência e compromisso que vem sendo feito ao longo dos anos. Estamos felizes por estar aqui concorrendo”, enfatiza.

Todos os municípios brasileiros concorreram à premiação que usa o indicador, índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvido pelo Instituto Aquila, para avaliação. Este ano, foram considerados 72 indicadores construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Na Etapa Estadual, para cada pilar, os municípios foram separados em 3 categorias de avaliação, conforme o tamanho da população:

  • Menor ou igual a 30 mil habitantes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes

 

 

 

 

 

ETAPA ESTADUAL

A próxima etapa da premiação acontecerá no dia 29 de junho, onde Coronel Fabriciano irá concorrer com os outros municípios finalistas, onde serão avaliados o desempenho nos 6 pilares e no IGMA por faixa populacional, baseado na evolução dos indicadores ao longo do ciclo 2021 a 2024.  A premiação final será em Brasília, no dia 1º de julho deste ano.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

A escolha de Coronel Fabriciano como finalista para o Prêmio Band Cidades Excelentes demonstra o compromisso da Gestão Novos Tempos com a Educação. Ao longo destes mais de sete anos, a rede municipal de ensino recebeu investimentos jamais vistos na cidade.

Desde 2018 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, realiza a entrega de uniformes completos e kits escolares para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal. São cerca de 11 mil estudantes beneficiados diretamente a cada ano letivo.

Outra conquista importante foi a reforma das escolas municipais, que garantem conforto e melhoram a qualidade do aprendizado dos estudantes.  O município também implantou o Aprende Brasil do Sistema Positivo de Ensino, adotado nas melhores escolas particulares do país. Por aqui, as aulas de inglês foram introduzidas no currículo escolar já a partir do 1º ano.

Em 2023, as escolas municipais iniciaram o programa Educação Empreendedora, em parceria com o SEBRAE. O objetivo dessas aulas é estimular os alunos a ter características empreendedoras como: iniciativas, buscar oportunidades, planejar, estabelecer metas e resultados e outras.

ESCOLA DO FUTURO

E para qualificar ainda mais a educação, o município iniciou a construção da Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos, uma instituição modelo de alta tecnologia e nível avançado de ensino.  A obra que está sem fase final, está sendo feita em uma área de cerca de 20 mil m² e contará com 30 salas de aulas; laboratórios de física, química, biologia e informática; refeitório, centro de convivência, auditório e um complexo esportivo com ginásio coberto, pista de atletismo e piscina semiolímpica.

O investimento é da ordem de R$ 16 milhões com recursos da Prefeitura em parceria com o governo do Estado.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM