TIMÓTEO – Com o objetivo de promover a cidadania e fazer com que os estudantes se interessem e compreendam o processo eleitoral desde a infância, o Colégio Católica Timóteo promove o projeto Cidade Mirim. Alunos do 5º ano fizeram campanha para prefeito e vereadores do novo espaço que tem banco, praça, capela, mercado e prefeitura.
Depois das campanhas políticas, debates e votação realizada em urna eletrônica para simular o processo real, a nova prefeita, vice-prefeita e quatro vereadores eleitos pelas turmas do 4º ano tomam posse durante a inauguração da Cidade Mirim, nesta sexta-feira sexta-feira (13), às 16h. Os candidatos têm como objetivo melhorar o dia a dia na escola, com propostas que envolvem temas como passeios educacionais e armários para guardar os materiais.
A professora Niara Gomes, coordenadora do projeto, destacou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade valiosa para nossos alunos aprenderem sobre o processo eleitoral e o valor da cidadania. Eles ainda não votam, mas estamos preparando-os para exercer seu direito de voto com responsabilidade no futuro”, explica.
Os alunos também compartilharam suas experiências. Laura Muniz de Oliveira Mesquita, candidata a prefeita, comentou: “Achei muito legal, pois aprendi sobre as eleições e a maneira como elas funcionam. Foi uma experiência única me candidatar e fazer minha própria campanha”, explica. Lucas Antônio Pedra Monteiro, também candidato a prefeito, acrescentou: “Fiquei muito surpreso por minha candidatura ter sido aceita. Foi desafiador criar minha própria campanha, pois tenho medo do palco”, conta.
O projeto Cidade Mirim oferece uma visão prática do processo democrático e desenvolve habilidades importantes como oratória, organização e pensamento crítico entre os alunos, preparando-os para o exercício responsável da cidadania no futuro.
Compartilhe em suas redes sociais