26/11/2024
04:31

ARTICULAÇÕES: Adriano Alvarenga poderá ser o próximo presidente da Câmara de Timóteo

ARTICULAÇÕES: Adriano Alvarenga poderá ser o próximo presidente da Câmara de Timóteo

Se prevalecer o que mostra as articulações, Adriano Costa Alvarenga será o próximo presidente da Câmara de Timóteo

TIMÓTEO – Ao terminar as eleições que decidiram os 15 vereadores para a 16ª legislatura da Câmara Municipal de Timóteo, já começam as discussões para a composição da próxima mesa diretora da Casa. A eleição acontece no primeiro dia de trabalho, após a posse dos novos vereadores, em 1º de janeiro de 2025.

Todas as atenções estão voltadas para a composição da nova Mesa Diretora. Antigamente as articulações aconteciam de maneira velada, mas, desta feita, a coisa ao que parece caminha para sacramentar o primeiro dissabor do novo prefeito | Capitão Vitor Prado | no parlamento Timotense.

O JBN apurou nesta sexta-feira (22) que dez dos quinze vereadores eleitos e reeleitos já articularam para elegerem a nova Mesa Diretora, deixando de fora cinco vereadores, destes quatro foram eleitos na coligação que elegeu o prefeito Capitão Vitor.

Estão articulados, conforme informação do próprio grupo, para “garantir a independência da Câmara” os parlamentares: Adriano Costa Alvarenga, Raimundinho, Thiago Torres, Wladimir Careca, Brinnel Tozatti, Fred Gualberto, Enfermeira Rinara Cristina, Dr. Lair Bueno, Professor Diogo, Pastora Sônia. Estão de fora desta articulação, os vereadores Omar Onraca, Marcos Fernandes, Leninha da Saúde, Reygler Max e Fabiano Ferreira.

As informações apontam como futuro provável presidente da Câmara Municipal o vereador Adriano Alvarenga, que ainda tenta uma unanimidade dos votos com um apoio requerido ao novo Prefeito.

Sendo assim, se mantiver tal articulação até o dia 1º de janeiro 2025, quando acontecerá a eleição, o prefeito eleito, que historicamente articula nos bastidores a formação das mesas diretoras, se resolver bater chapa com o grupo “independência da Câmara”, terá que trilhar um caminho muito árduo para desarticular e tirar três parlamentares do grupo dos 10.

Da eleição dos membros

A eleição dos membros da Mesa Diretora ocorre de dois em dois anos, em sessão extraordinária no mês de dezembro, por meio de voto aberto, na ordem de sua composição, cargo a cargo. Elege-se o vereador que possuir a maioria dos votos em primeira votação. Caso isso não ocorra, será realizada um segundo turno com os dois candidatos mais votados e se houver empate, é eleito o mais idoso. Persistindo, a disputa será por sorteio. A posse da Mesa Diretora ocorrerá em 1º de janeiro.

A Mesa Diretora

A Mesa Diretora de uma Câmara Municipal é o grupo responsável por dirigir os trabalhos de seus membros  | vereadores |, nas funções típicas (legislar e fiscalizar) e atípicas (administração e gestão de pessoal).

Na Câmara Municipal de Timóteo, a Mesa é composta por cinco membros, sendo: o Presidente, 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, com cada integrante tendo atribuições definidas, fixadas por Ato próprio e respeitando o estabelecido no Regimento Interno.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br