REDAÇÃO – A ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder no mercado global, está entre as 15 empresas que mais investiram em projetos sociais no Brasil de acordo com o recém-publicado Panorama dos Incentivos Fiscais 2024, elaborado pela Simbi (antiga Simbiose), uma startup de tecnologia social. O levantamento, lançado na B3 Social, em São Paulo, envolveu a análise da utilização das leis de incentivo fiscal federais, estaduais e municipais em todo o país no período entre 2020 e 2023. No ranking das 100 maiores empresas investidoras, a ArcelorMittal ocupa a 14ª colocação.
Por meio das leis de incentivos fiscais para projetos sociais, as empresas podem destinar parte dos impostos devidos para projetos de cunho social previamente aprovados pelas entidades públicas e comprovadamente relevantes para a sociedade. Na ArcelorMittal, a responsável por direcionar os investimentos sociais do Grupo é a Fundação ArcelorMittal, que atua nas frentes de educação, cultura e esportes, prioritariamente junto às comunidades que estão nas áreas sob influência de suas atividades.
As atividades da Fundação ArcelorMittal possuem abrangência nacional e estão focadas, principalmente, na criação de oportunidades que transformam vidas e contribuem para a redução das desigualdades. Em 2023, as ações chegaram a 25 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.
Entre os diversos projetos promovidos, podem ser destacados o Diversão em Cena, iniciativa que promove o acesso à cultura por meio da formação de público infantil para o teatro, e a estratégia Liga STEAM, maior programa de formação educacional pela metodologia STEAM do país (que integra o aprendizado de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O levantamento agrupa dados de 2020 a 2023 e envolveu a análise de 48 leis, 581 Diários Oficiais (de municípios, estados e União) e 32 portais da transparência, com mais 290 pedidos com base na Lei de Acesso à Informação.
Compartilhe em suas redes sociais