09/11/2024
20:09

Viana adia mais uma vez licença do Senado para pré-campanha à Prefeitura de BH

Viana adia mais uma vez licença do Senado para pré-campanha à Prefeitura de BH

O senador Carlos Viana (Podemos), pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, adiou mais uma vez a data da licença que pretende tirar do parlamento para se dedicar à pré-campanha pelo governo da capital. Antes, a data da saída era 2 de julho, alterada para esta quarta-feira (10/07) e, agora, para a próxima terça-feira (16/07). O suplente de Viana é Castellar Neto (PP).

Minutos depois de ser questionada sobre a licença, uma foto de Viana com seu suplente foi publicada nas redes sociais do senador. A assessoria do parlamentar afirmou que a pré-candidatura de Viana está mantida.

O motivo dos adiamentos, segundo o gabinete do parlamentar, tem a ver com o fato de o parlamentar presidir a comissão que analisa o projeto de lei para regulamentação do uso da inteligência artificial. O senador, ainda conforme seu gabinete, está aguardando a votação, pela Casa, do requerimento que prorroga o funcionamento da comissão até o fim do ano.

A previsão é que a alteração no prazo seja votada nesta quarta. O projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial. Entre as funções do sistema está o de fixar a remuneração sobre o uso de produtos e obras, por exemplo, protegidos por direitos autorais.

A última pesquisa DATATEMPO, publicada em 11 de junho, mostra Viana em sexto lugar na corrida pela prefeitura, com 6,8% das intenções de voto. O levantamento é liderado pelo deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 22,8%, seguido por Bruno Engler (PL), com 10,1%, o prefeito Fuad Noman (PSD), com 9,4%, o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), com 9%, e a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 7,7%.

 

Confira a matéria completa em: zug.net.br