28/02/2025
10:38

europeia brilha, e Osasco vira sobre Praia, que perde folga para Minas na Superliga

Osasco conseguiu virada icônica sobre o Praia na Superliga Feminina de Vôlei (foto: @osascovoleibolclube-carol_fotografia)

A vitória do Praia Clube parecia questão de tempo – até que brilhou a estrela de Polina Rahimova. A ponteira uzbeque naturalizada azerbaijana comandou o Osasco em atuação icônica, fez 34 pontos e levou o time paulista a improvável vitória de virada sobre as mineiras por 3 sets a 2 (25/23, 25/22, 28/26, 31/29 e 15/12) na noite desta quinta-feira (27/2), no Ginásio José Liberatti, em Osasco, pela 19ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei.

Com o resultado, o Praia perde a folga de quatro pontos que tinha para o Minas – agora, a vantagem sobre o arquirrival é apenas de dois pontos (45 a 43). Já o Osasco chega a 40 pontos e sai da sexta posição para chegar à terceira, ultrapassando Fluminense, Flamengo e Bauru.

O time mineiro volta a quadra no dia 7 de março, sexta-feira, pela primeira rodada do Sul-Americano, contra o San Martín, da Bolívia, na Arena UniBH, casa do Minas em Belo Horizonte, que sedia o torneio.

Já o Osasco retorna à ação só no dia 13 de março, quando enfrentará o Mackenzie no José Liberatti, pela 21ª rodada da Superliga – a partida contra o Minas, pela 20ª rodada, foi adiada devido ao Sul-Americano.

O jogo

O primeiro set da partida foi equilibrado durante quase toda a sua duração. O Praia, no entanto, apresentou atuação mais consistente no sistema defensivo, o que deu mais volume de jogo ao time. A diferença de dois pontos do placar final da parcial (25 a 23 para a equipe mineira) foi construída graças à defesa: foram quatro pontos de bloqueio, um a mais que o Osasco, e um ponto a mais de contra-ataque. Destaque para a central Adenizia, autora de três dos quatro pontos de bloqueio uberlandenses.

Na segunda parcial, o Praia voltou a se destacar nos bloqueios e contra-ataques. Logo no início do set, o time mineiro abriu cinco pontos de vantagem (10 a 5) e, desde então, liderou o placar até o final do set. O Osasco esboçou reação e chegou a estar perdendo por um ponto de diferença (16 a 15), mas viu as mineiras volatrem a despontar e dominarem o final da etapa, com vitória por 25 a 22 graças a erro no saque da uzbeque Polina, que vinha sendo a destaque paulista no set.

O terceiro set parecia que seria o de maior domínio do Praia Clube. A equipe mineira conquistou os quatro pontos iniciais e rapidamente abriu vantagem de seis pontos (13 a 7), com grande atuação de Caffrey, que converteu seis desses 13 pontos – cinco de contra-ataques e um de bloqueio, fundamentos nos quais o Praia mais se destacou no jogo. Parte desse domínio se explicava pela formação inédita testada por Luizomas, com Tiffany atuando como ponteira e Polina como oposta, o que fragilizou inicialmente a recepção do time.

No entanto, pouco depois, a troca de formação passou a surtir efeito e o Osasco cresceu exponencialmente na parcial, melhorando a relação saque-bloqueio-defesa e enfraquecendo o passe do Praia, que costuma ser o “calcanhar de aquiles” do time mineiro em momentos difíceis. O time paulista evoluiu no ataque com Polina, que pontuou 11 vezes na parcial (10 em ataques), virou já no final do set (22 a 21) e venceu a etapa com ace de Natália (28 a 26).

No quarto set, o time uberlandense repetiu bom início, com três pontos seguidos para abrir 3 a 0, mas o Osasco conseguiu se recuperar rapidamente, novamente comandado por Polina. Com mais volume, as paulistas enfraqueceram o ataque do Praia, que ficou vulnerável, e chegaram a ter vantagem de 21 a 12, mas viram as mineiras se recuperarem do “apagão” e buscarem o empate no final (23 a 23). Os minutos derradeiros do quarto set foram eletrizantes, com cinco set points para um lado e um match point para o outro, até que Rahimova fez seu 13º na parcial e levou para o tie-break: 31 a 29.

No set final, o Osasco voltou a despontar e conseguiu manter vantagens de dois/três e até quatro pontos (11 a 7 e 12 a 8) sobre o Praia ao longo de toda a duração da parcial. Rapidamente, o time paulista chegou ao match point (14 a 12) e chegou à vitória com ponto em ataque diagonal da decisiva Natália: 15 a 12.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM