(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Com 31 jogadores, o Atlético não tem um elenco inflado, mas se vê com praticamente três opções em todos os setores do campo. Em 2025, a maioria dos reforços têm como característica a polivalência, o que ajuda o técnico Cuca na montagem da equipe.
Ao todo, 14 atletas podem exercer ao menos duas posições em campo. Entre os sete contratados nesta temporada, apenas o lateral-direito Natanael e o volante Patrick não são tão versáteis.
Caio Paulista pode ser lateral-esquerdo ou atuar nas duas pontas, Gabriel Menino é volante, lateral-direito e meia, enquanto Júnior Santos, Cuello e Rony jogam nas duas pontas e podem ser acionados até como um segundo atacante, mais por dentro.
Além dos reforços desta temporada, aqueles que chegaram em 2024 têm essa característica. São os casos dos zagueiros Lyanco e Junior Alonso, do volante Fausto Vera e dos meias Bernard e Gustavo Scarpa.
O atleta mais versátil no elenco do Atlético é Rubens. Meia de origem, o jogador se consolidou no profissional como lateral-esquerdo. Com Cuca, ele foi utilizado também como meia-esquerda e até como segundo volante.
Jogadores do Atlético que atuam em mais de uma posição
- Junior Alonso: zagueiro e lateral-esquerdo
- Lyanco: zagueiro e lateral-direito
- Caio Paulista: lateral-esquerdo, ponta-direita e ponta-esquerda
- Alan Franco: primeiro volante, segundo volante e meia
- Fausto Vera: primeiro volante e segundo volante
- Gabriel Menino: segundo volante, meia-direita e lateral-direito
- Rubens: meia, segundo volante, ponta-esquerda e lateral-esquerdo
- Bernard: meia-esquerda e meia
- Gustavo Scarpa: meia, meia-direita e segundo volante
- Cuello: ponta-direita e ponta-esquerda
- Rony: ponta-direita, ponta-esquerda e segundo atacante
- Júnior Santos: ponta-direita, ponta-esquerda e segundo atacante
- Cadu: segundo atacante e ponta-esquerda
- Hulk: centroavante, segundo atacante e ponta-direita
Falta de reposição já foi problema no Atlético
Se em 2025 o cenário para reposições parece ser mais tranquilo, o primeiro semestre de 2024 foi o oposto para o Atlético. Com lesões, suspensões e convocações, o técnico Gabriel Milito teve muitos problemas para montar o time e teve que acionar até jogadores da base para compor o banco de reservas.
Além disso, com um elenco curto, o argentino pouco pôde fazer para poupar alguns dos principais atletas, como os atacantes Paulinho e Hulk, que terminaram o ano jogando no sacrifício.
Agora, o Atlético ainda tem três posições com apenas duas opções: zagueiro, primeiro volante e centroavante. Com a venda de Otávio para o Fluminense, só Alan Franco e Fausto Vera são mais habituados com a primeira função – ainda que os outros meio-campistas possam ser improvisados.
Hulk e Deyverson, por sua vez, são os únicos que jogam mais centralizados no ataque. Rony pode atuar por ali, mas como um segundo atacante. Na zaga, Lyanco e Alonso têm apenas Rabello e Rômulo como substitutos.
Elenco do Atlético em 2025
- Goleiros: Everson, Gabriel Delfim, Robert e Gabriel Átila
- Zagueiros: Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello e Rômulo
- Laterais: Natanael, Saravia, Guilherme Arana e Caio Paulista
- Volantes: Gabriel Menino, Alan Franco, Fausto Vera, Patrick e Vitinho
- Meias: Gustavo Scarpa, Rubens, Bernard e Igor Gomes.
- Atacantes: Hulk, Deyverson, Cuello, Alisson, Palacios, Rony, Júnior Santos, Caio Maia, Cadu e Luiz Filipe