(foto: Carmen Mandato / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O comentarista norte-americano Ariel Helwani, um dos maiores jornalistas especializados na cobertura do UFC, apresentou uma perspectiva intrigante sobre o futuro de algumas estrelas da organização que pode impactar diretamente o brasileiro Charles do Bronx.
Segundo Ariel Helwani, um cenário específico deixaria Dana White, presidente do UFC, bastante satisfeito: a derrota de Belal Muhammad, atual campeão dos meio-médios.
Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (24/2), o jornalista argumentou que o UFC nunca quis Muhammad como campeão. Ele relembra que a organização fez de tudo para evitar que o americano, filho de imigrantes palestinos, disputasse o cinturão.
Mesmo assim, Belal conquistou o título em Manchester, na Inglaterra, em julho de 2024, ao vencer o então campeão Leon Edwards, contrariando as expectativas do UFC.
Cenário curioso pode abrir caminho para Charles
Belal Muhammad defenderá o cinturão dos meio-médios pela primeira vez no dia 10 de maio, no UFC 315, quando enfrentará o australiano Jack Della Maddalena.
Para Ariel Helwani, o UFC espera que Jack Della Maddalena derrote Belal Muhammad, pois esse desfecho abriria um leque de possibilidades envolvendo Islam Makhachev (campeão peso-leve), Ilia Topuria (campeão peso-pena) e até Charles do Bronx, que recebeu a promessa de disputar o cinturão novamente.
Islam Makhachev já manifestou o desejo de conquistar títulos em duas divisões. O próximo alvo é o cinturão dos meio-médios, no entanto, o campeão dos leves não deseja enfrentar Belal Muhammad por conta da relação de amizade entre eles. Sendo assim, caso Jack Della Maddalena conquiste a vitória em maio, o caminho estaria aberto para o lutador do Daguestão tentar vingar o amigo descendente de palestinos.
Esse cenário reorganizaria as peças no tabuleiro do UFC, criando um caminho mais claro para Charles do Bronx e Ilia Topuria. O espanhol, campeão peso-pena, já confirmou que vai abdicar do título para subir de divisão. Dessa forma, ele enfrentaria justamente o brasileiro, ex-campeão dos leves, ao invés de Islam Makhachev – que também já manifestou ser contrário a uma revanche contra Charles.
“Se isso não acontecer, estou muito curioso para ver como eles [UFC] vão lidar com isso, e eu acredito que é a isso que Dana estava se referindo [ao comentar, recentemente, sobre o futuro de Ilia Topuria e Islam Makhachev]”, destacou o comentarista.
Assista ao comentário de Ariel Helwani
Could the UFC be waiting to see who wins Belal x JDM before booking Islam x Ilia?
If JDM wins, Islam moves up. Then we get Topuria x Oliveira for the belt at 155. 🤔 pic.twitter.com/NM0vK9gI3g
— Ariel Helwani (@arielhelwani) February 24, 2025