(foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Neste domingo (23/2), em confronto válido pela 12ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras visitou o Mirassol no Maião, venceu por 3 a 2 e se classificou para as quartas de final da competição. Flaco López, Raphael Veiga e Allan balançaram as redes para o Verdão, enquanto Iury Castilho e Léo Gamalho descontaram para os mandantes.
Com o triunfo, o Alviverde chegou aos 23 pontos, assumiu a segunda colocação do Grupo D, agora atrás do líder São Bernardo apenas por critérios de desempate, e carimbou seu passaporte ao mata-mata do Estadual.
Para se classificar, a equipe comandada por Abel Ferreira também precisou contar com o tropeço da Ponte Preta, que perdeu para o RB Bragantino, permaneceu com 22 somados e caiu para a terceira posição da chave. Do outro lado, o Mirassol ficou com 16 unidades, na segunda colocação do Grupo A.
O Palmeiras volta aos gramados no próximo sábado, quando visita o São Bernardo, no Estádio 1º de Maio. No mesmo dia, o Mirassol visita o Corinthians, na Neo Química Arena. Ambos os duelos válidos pelas quartas de final do Paulistão ainda não possuem horário definido.
O jogo
O placar foi inaugurado pelo Palmeiras aos 33 minutos do primeiro tempo. Após finalização rasteira de Estêvão na entrada da área, o goleiro Alex Muralha espalmou e a bola sobrou nos pés de Flaco López, que não perdoou e mandou para o fundo das redes.
Aos 43 minutos da primeira etapa, o Mirassol chegou ao empate. Em rápida troca de passes pela direita, Iury Castilho recebeu passe de calcanhar de Lucas Ramon e, de primeira, arrematou forte, alto, sem chances para Weverton.
O Mirassol quase virou o resultado aos 47 minutos da etapa inicial. Ao pressionar a saída de bola palmeirense, Chico Kim aproveitou bola rebatida na entrada da área e finalizou. No entanto, o meia acertou o travessão.
Segundo tempo
Logo aos dois minutos do segundo tempo, o Palmeiras voltou a ficar com vantagem. Em cobrança de escanteio de Estêvão pela direita, a bola passou por todos os atletas na área e sobrou para Raphael Veiga, que emendou voleio de primeira e marcou.
O Mirassol voltou a deixar tudo igual no placar aos 35 minutos da etapa final. Após jogada de contra-ataque pela direita, Clayson chegou na linha de fundo e cruzou na área. Léo Gamalho se antecipou ao marcador e concluiu no contrapé de Weverton para balançar as redes.
Aos 41 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras marcou o gol da classificação. Ao aproveitar cruzamento de Vanderlan pela esquerda, Allan, livre de marcação, cabeceou e garantiu o triunfo palmeirense.
MIRASSOL 2 X 3 PALMEIRAS
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia
Data: 23 de fevereiro de 2025, domingo
Hora: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Evandro de Melo Lima e Daniel Luis Marques
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
GOLS: Flaco López, aos 33′ do 1ºT (Palmeiras) / Iury Castilho, aos 43′ do 1ºT (Mirassol) / Raphael Veiga, aos 2′ do 2ºT (Palmeiras) / Léo Gamalho, aos 35′ do 2ºT (Mirassol) / Allan, aos 41′ do 2ºT (Palmeiras)
CARTÕES AMARELOS: Richard Ríos, aos 15′ do 1ºT (Palmeiras) / José Aldo, aos 20′ do 2ºT (Mirassol) / Empereur, aos 37′ do 2ºT (Mirassol)
MIRASSOL: Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Alan Empereur e Daniel Borges; José Aldo, Danielzinho, Gabriel (Clayson) e Chico Kim (Léo Gamalho); Negueba (Roni) e Iury Castilho (Matheus Davó)
Técnico: Ivan Baitello
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Benedetti, Naves e Vanderlan; Emiliano Martínez, Richard Ríos (Aníbal Moreno), Raphael Veiga; Facundo Torres (Allan), Estêvão (Mayke) e Flaco López (Thalys)
Técnico: Abel Ferreira