23/02/2025
07:29

Dorival detalha critérios e prazos para próxima convocação

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

A um mês de voltar a jogar pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira dá sequência ao planejamento para enfrentar Colômbia e Argentina. O técnico Dorival Júnior e seu staff passaram as últimas semanas acompanhando partidas das principais ligas do futebol mundial e observaram o rendimento dos atletas brasileiros. Eles também mantiveram contato com treinadores e dirigentes de clubes para colher informações extras sobre os jogadores.

“Em razão da distância entre a última e a próxima partida, foi fundamental que estivéssemos presentes para observar cada atleta e entender o momento de cada um. Conversamos com eles, seus treinadores e boa parte das diretorias de clubes. Esse contato é fundamental. É um entendimento maior do momento que cada atleta vive para as necessidades das partidas que teremos neste ano”, disse o treinador, em entrevista à CBF.

Dorival explicou alguns critérios para a convocação. Segundo o técnico, serão considerados os números de cada atleta e o seu condicionamento físico. Isso significa que se um jogador estiver propenso a sofrer algum tipo de lesão, tende a não ser chamado para representar o país na busca por uma vaga no Mundial de 2026.

“Nesse processo, estivemos em alguns países. Acompanhamos jogos da Premier League e da Champions. Nosso contato passou a ser não só visual, mas, acima de tudo, estando ao lado dos atletas e sabendo do momento que cada um vive. Fazemos uma constante troca com os clubes para termos os melhores números e as condições física e médica para sermos assertivos nos momentos das definições. Espero que esse trabalho tenha sido um início de um momento em que possamos finalizar a classificação à Copa do Mundo”.

Prazos para anunciar a lista final

O selecionador ressaltou ainda que pretende avaliar jogadores que atuam no Brasil, sobretudo os que estão em ação na reta final dos estaduais. Quem estiver em alta poderá ter chance com a amarelinha. Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, Dorival Júnior definirá uma “pré-lista” para os duelos com Colômbia e Argentina. Em 7 de março, anunciará a relação oficial.

“Meu retorno também é em razão das fases finais das competições regionais. Podemos ter um acompanhamento maior desses atletas. Lá fora estão duas equipes finalizando essas observações para que na semana seguinte estejamos reunidos já pensando no dia 28, na colocação de uma lista um pouco mais larga, e no dia 7 fazermos a convocação final para os jogos contra Colômbia, em Brasília, e Argentina, em Buenos Aires. Serão dois jogos de altíssimo nível, e eu espero que estejamos preparados para buscar dois grandes resultados”.

Dorival Júnior

Como foi o último jogo da Seleção?

Em seu último jogo, a Seleção Brasileira empatou por 1 a 1 com o Uruguai, em 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias. Federico Valverde abriu o placar para a Celeste Olímpica aos nove minutos do segundo tempo, e Gerson deixou tudo igual aos 16.

Na ocasião, a equipe verde-amarela entrou em campo com Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Luiz Henrique); Bruno Guimarães (André), Gerson (Lucas Paquetá) e Savinho (Estêvão); Raphinha, Vinícius Júnior e Igor Jesus (Gabriel Martinelli).

Brasil nas Eliminatórias

O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias diante da Colômbia, no dia 20 de março (quinta-feira), às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na terça-feira (25/3), às 21h, será a vez de encarar a Argentina, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O confronto posterior ocorrerá somente em junho, diante do Equador.

A classificação mostra o Brasil na quinta posição, com 18 pontos em 12 rodadas (cinco vitórias, três empates e quatro derrotas). A Argentina soma 25 pontos e é líder isolada. Os seis primeiros têm vaga direta na fase de grupos da Copa do Mundo, enquanto o sétimo disputará a repescagem contra seleções de outros continentes.

A próxima edição do Mundial será sediada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. A Fifa aumentou para 48 o número de equipes no torneio e, consequentemente, acrescentou uma fase ao mata-mata. Os países serão divididos em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam aos 16 avos de final.

Classificação

  1. Argentina – 25 pontos (8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)
  2. Uruguai – 20 pontos (5 vitórias, 5 empates, 2 derrotas)
  3. Equador – 19 pontos (6 vitórias, 4 empates, 2 derrotas)
  4. Colômbia – 19 pontos (5 vitórias, 4 empates, 3 derrotas)
  5. Brasil – 18 pontos (5 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)
  6. Paraguai – 17 pontos (4 vitórias, 5 empates, 3 derrotas)
  7. Bolívia – 13 pontos (4 vitórias, 1 empate, 7 derrotas)
  8. Venezuela – 12 pontos (2 vitórias, 6 empates, 4 derrotas)
  9. Chile – 9 pontos (2 vitórias, 3 empates, 7 derrotas)
  10. Peru – 7 pontos (1 vitória, 4 empates, 7 derrotas)

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM