(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Multicampeão pelo Minas, o técnico italiano Nicola Negro anunciou, nesta sexta-feira (21/2), que deixará o clube ao final da temporada. A decisão já provocou reações de diversas atletas treinadas por ele no clube da Rua da Bahia, que seguem um mesmo padrão: só elogios e gratidão pelo que ele fez pela equipe e por elas.
Como antecipado pelo No Ataque nesta madrugada, a decisão de encerrar o longo e vitorioso ciclo no clube da rua da Bahia partiu do próprio treinado, que tem contrato até abril, quando se encerra a temproada 2024/2025.
O principal motivo para a saída de Nicola foi a decisão do Minas de não renovar com a levantadora Jenna Gray. A estadunidense é jogadora de confiança de Nicola, que não concordou com a saída e resolveu também deixar o projeto. Recentemente, o técnico havia reclamado, em entrevista exclusiva ao No Ataque, das críticas da torcida à levantadora de 26 anos.
As reações de atletas treinadas por Nicola no Minas
Oposta do Minas e maior pontuadora da equipe na atual edição da Superliga, Kisy destacou as qualidades de Nicola para além da quadra: “Nick. Você é incrível e fez história! O técnico mais humano que já tive. Voleibol não é só um jogo de corpo, e sim de mente! Você é espetacular❤️ obrigada por tudo.”
Ídola que deixou o clube ao final da temporada 2023/2024 e se afastou do vôlei para ser mãe, a líbero Nyeme também “se declarou” a Nicola e ressaltou que a saída do italiano sera uma grande perda para as jogadoras e para o vôlei brasileiro. Ela, inclusive, é alvo do clube belo-horizontino, que deseja o retorno da atleta para 2024/2025.
“Nick quem perde somos nós, atletas, e o vôlei brasileiro, (que perde) um profissional tão dedicado, competente e que ama o que faz! Só quem trabalhou com você sabe quem realmente você é. Você, para mim, é um dos melhores! Amo você ❤️ que Deus abençoe seus passos”
Nyeme
Ponteira do Minas, Pri Daroit agradeceu ao técnico por tê-la “trazido de volta” ao clube em agosto de 2020. Ela, que já havia tido outras duas passagens pelo time belo-horizontino, se consolidou como ídola sendo comandada por Nicola – juntos, eles venceram três Superligas, duas Copas Brasil, duas Supercopas, dois Sul-Americanos e três Mineiros.
“Obrigada por tudo! Obrigada por ser você! Sou eternamente grata por ter me trazido de volta pro minas! Vamos nos encontrar nesse mundão! Todo sucesso do mundo é o que desejo! Você merece!”, disse.
A passagem de Nicola Negro pelo Minas
Nicola Negro assumiu o cargo de técnico do Minas em maio de 2019. Ele foi anunciado para substituir o compatriota Stefano Lavari, que deixou o comando do time da Rua da Bahia logo após a conquista da Superliga de 2018/2019.
Em quase seis anos no clube belo-horizontino, Nicola construiu trajetória de enorme sucesso, com 25 finais alcançadas e 13 títulos conquistados.
A lista, que já é grande, pode ficar ainda maior: o time ainda briga pelo título da Superliga – é o vice-líder e já está garantido nos playoffs – e do Sul-Americano, que será em março.
Os títulos de Nicola pelo Minas
- Três Campeonatos Mineiros (2020, 2022 e 2024)
- Três Superligas (2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024)
- Duas Copas Brasil (2021 e 2023)
- Duas Supercopas (2023 e 2024)
- Três Sul-Americanos (2020, 2022 e 2024)