(foto: Reprodução/YouTube)
O jornalista Jaeci Carvalho considerou que Matheus Pereira deve ser punido pelo Cruzeiro depois de transferência frustrada para o Zenit, da Rússia. Na opinião do colunista do Estado de Minas, o camisa 10 tumultuou o elenco celeste na semana de preparação para o jogo decisivo contra o América, marcado para este sábado (22/2), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte, pela semifinal do Campeonato Mineiro.
“Alguma punição tem que ter. Ele fez o clube de gato e sapato. Fala que vai, mas não vai. Tumultua o ambiente em uma semana de clássico contra o América, que não está definido e quem ganhar classifica. Na semana decisiva, a notícia foi o Matheus Pereira”, iniciou Jaeci, em live no YouTube, nessa quinta-feira (21/2).
“O que não pode é brincar com um clube gigante como o Cruzeiro. Esperou até a última hora para dizer que fica. Ele comprou uma briga muito grande com o torcedor e para ele próprio. Perde um clássico [para o Atlético] e diz que quer ir embora. Pinta uma proposta do Zenit, mas ele desiste”, acrescentou.
Cobranças e apoio da torcida a Matheus Pereira
Jaeci alertou que a torcida do Cruzeiro vai ficar ainda mais exigente, mas pediu apoio com Matheus Pereira, mas pediu apoio incondicional na semifinal contra o América. A Raposa precisa da vitória para avançar à decisão do Campeonato Mineiro. Um novo empate entre os rivais leva a definição da vaga para a disputa de pênaltis. O jogo de ida, no Mineirão, terminou 1 a 1.
“Agora, ele vai ter que jogar o que ele não jogou até hoje. Ele vai ter que ser aquele Matheus Pereira no turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Se não for, a ‘China Azul’ vai cobrar, vai xingar, vai vaiar. Com as suas declarações inoportunas, ele, e só ele mesmo, jogou a torcida contra ele mesmo”, ressaltou.
“Torcedor, pense no Cruzeiro Esporte Clube, que deseja ir à final. A torcida precisa apoiar o time, inclusive o Matheus Pereira. Eu peço que apoie e não vaie, aplauda, porque é o Cruzeiro em campo contra o América. Nenhum nome é maior que o Cruzeiro”, concluiu Jaeci.
O ‘fico’ de Matheus Pereira no Cruzeiro
Após aceitar oferta e fazer exames em Belo Horizonte, o meio-campista recuou e decidiu ficar no clube mineiro. Ele tem contrato até junho de 2026.
A desistência de Matheus Pereira ocorreu no fim da tarde dessa quinta-feira (20/2), simultaneamente ao fechamento da janela de transferências na Rússia.
Ao No Ataque, o Cruzeiro disse que o acordo havia sido feito com o Zenit e que estava tudo encaminhado, inclusive o valor da negociação. Segundo o clube, não houve nada de anormal nos exames médicos realizados pelo atleta.
Desejo de jogar na Europa
No início do mês, após a derrota por 2 a 0 para o Atlético, pela sétima rodada do Estadual, Matheus Pereira declarou que queria ter deixado o Cruzeiro rumo à Europa ao fim da temporada anterior. A principal motivação, segundo o meio-campista, é o filho, que está prestes a nascer.
“Sempre deixei muito claro. No final do ano, conversei com o Pedrinho, Alexandre Mattos e meu empresário e falei que tinha o desejo de sair. A gente vai ter um filho agora e queria muito criar um filho na Europa. Infelizmente, não aconteceu”, expôs.
Na mesma oportunidade, Matheus Pereira revelou que recebeu uma oferta de um clube brasileiro, mas negou: “Eu não quis ir porque eu me sentia muito melhor aqui do que me mudar para algum lugar aqui no Brasil. A minha intenção era de ir para a Europa, sim, sem dúvida”.
Também aproveitou a ocasião para negar boatos de que estaria insatisfeito em Belo Horizonte: “Eu nunca cuspi no prato (que eu como), nunca disse que não amava estar aqui, nunca tinha falado que detesto estar aqui ou que estava com ciúmes… Estou aqui, vou seguir me dedicando, trabalhando e buscando o melhor para o Cruzeiro”.
A carreira de Matheus Pereira
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, emprestado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita. Em meados de 2024, a Raposa exerceu o direito de compra de 50% dos direitos do jogador por aproximadamente R$ 30 milhões.
Maestro do meio campo, acumula 83 partidas com a camisa estrelada, 13 gols e 17 assistências.
O meio-campista também já atuou por Sporting, GD Chaves, de Portugal; Nurnberg, da Alemanha; West Bromwich, da Inglaterra; Al Hilal, da Arábia Saudita; e Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.