(foto: Conegliano/Divulgação)
Os jogos da Liga Italiana Feminina de Vôlei em janeiro tiveram uma destaque que nasceu em Belo Horizonte. A ponteira Gabi Guimarães foi eleita a melhor jogadora do mês, em premiação anunciada na quinta-feira (21/2).
Por meio da rede social oficial, a Lega Volley Femminile, como é chamado o poderoso torneio de vôlei da Itália, anunciou que a capitã da Seleção Brasileira foi eleita a melhor jogadora da liga em janeiro.
Vivendo o auge, Gabi Guimarães, aos 30 anos, foi eleita a segunda melhor jogadora do mundo em 2024 pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Recentemente, um jornalista italiano responsável por fazer a entrevista pós-jogo para o canal oficial da liga rasgou elogios à brasileira. “Para mim você é a melhor jogadora do mundo, porque a cada partida você é a Most Valuable Player (Jogadora mais valiosa, em tradução literal, mas “melhor jogadora da partida”, na prática). É incrível te ver jogar”, disse o repórter.
Gabi Guimarães no Conegliano
Principal destaque ofensivo do Conegliano, Gabi tem brilhado na primeira temporada pela equipe italiana, em que já conquistou três títulos: a Supercopa da Itália, a Copa da Itália e o Mundial de Clubes.
Eleita MVP do campeonato nacional em outubro do ano passado, a cria do Mackenzie é a segunda jogadora com maior aproveitamento (46,5%) e eficiência (41,3%) em ataques na liga, abaixo apenas da ponteira Ting Zhu, companheira dela no Conegliano, que tem, respectivamente, 46,9% e 45%.
Gabi também é a vice-líder da liga no quesito recepção (entre pontas e líberos) e no quesito menor margem de erro. Em ambos, está abaixo apenas da líbero dominicana Brenda Castillo, do Scandicci – 49,33% contra 49,11%, no primeiro aspecto, e 2,66% contra 2,265, no segundo.