(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Cinco anos entre o elogio e a crítica. Enquanto jogador do Palmeiras, Dudu afirmou que “gostava bastante” da grama sintética. Porém, agora no Cruzeiro, o atacante criticou os gramados artificiais, em uma movimentação dos atletas de futebol nas redes sociais nesta terça-feira (18/2).
A coincidência entre os posicionamentos foi a data. Em coletiva pelo Palmeiras, em 18 de fevereiro de 2020, Dudu elogiou os gramados sintéticos, apontou uma vantagem para atacantes e ainda citou que gostava de atuar na Arena da Baixada, em Curitiba.
“Eu, particularmente, gosto bastante. Já tinha falado isso bem antes e comentado com o pessoal do Palmeiras, que poderia fazer a grama como é no [estádio do] Athletico-PR, que eu sempre gostei de jogar lá, porque deixa o campo rápido, o jogo rápido. Isso para a gente ali da frente é bem importante”, disse Dudu, em 2020.
Exatamente cinco anos depois, o atacante usou o Instagram para se posicionar contra os gramados artificiais. Dudu atestou a sua preocupação com os rumos do futebol brasileiro – atualmente, além de Athletico-PR e Palmeiras, os estádios de Atlético e Botafogo e o Pacaembu optaram pela grama sintética.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético! #NãoAoGramadoSintético”
Dudu, atacante do Cruzeiro
A mudança de opinião foi destacada por torcedores do Palmeiras, que lamentaram o comportamento diferente do atacante após a ida ao Cruzeiro. Enquanto jogador alviverde, ele não havia se posicionado contra o gramado do Allianz Parque.