(foto: Edson Júnior/Tocantinópolis)
O calendário nacional do Atlético começa já nesta terça-feira (18/2). O Galo vai enfrentar o Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil. Do lado tocantinense, um personagem chama atenção: o volante camaronês Arnold Kamdem, que se inspira em Kanté e sonha em jogar El Clásico.
Em entrevista ao portal Esporte Manaus, em 2022, quando defendia o Manauara, Kamdem relatou sua trajetória no futebol, contou sobre a paixão pelo futebol e explicou a vinda para o Brasil.
Nascido em Camarões, o volante decidiu desembarcar na América do Sul para buscar uma oportunidade no “país do futebol”, mesmo sem garantia de trabalho ou contato com brasileiros. Conseguiu uma oportunidade nas categorias de base do Itapirense-SP, e, depois, estreou profissionalmente pelo Nação, na terceira divisão do futebol de Santa Catarina.
Agora, aos 25 anos, reforça o Tocantinópolis para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, do Campeonato Tocantinense e da Copa Verde.
“Meu sonho é jogar profissionalmente em alto nível, por exemplo jogar na Série A do Campeonato Brasileiro, em times como Corinthians, Santos, Flamengo. E também tenho o objetivo de jogar na Europa, em uma das cinco grandes ligas da Europa”, relatou.
Sonho de jogar El Clásico
Torcedor do Barcelona, Kamdem se apaixonou pelo futebol pelo contato com o clube catalão. Mais especificamente, pelo meio-campo formado por Busquets, Xavi e Iniesta.
Assim, o volante sonha em defender o Barça diante do Real Madrid. “Sempre falo para os meus amigos, que um dia vou jogar o El Clásico pelo Barcelona. Tenho certeza que um dia vai acontecer”, disse.
Inspiração em Kanté
Kamdem descreve o seu estilo de jogo como semelhante ao do volante francês. Ao Esporte Manaus, explicou que consegue atuar tanto como primeiro volante, mais defensivo, como de segundo volante, apoiando o ataque.
Além disso, o camaronês de 25 anos avaliou que se achava parecido até fisicamente com Kanté, campeão do mundo com a França em 2018.
O volante do Tocantinópolis se espelha também em outros astros do futebol mundial, mas tem o francês como referência principal: “Os jogadores que me inspiram e tenho até vídeos no meu celular, são Iniesta, Xavi, Kanté, Busquets, Kevin De Bruyne e Jorginho. Eu tenho esses vídeos porque tem um ensinamento que fala que você também consegue aprender assistindo outras pessoas que jogam na mesma posição que você. Na verdade, eu gosto de olhar mais o Kanté, porque eu e ele somos parecidos”.
Atlético x Tocantinópolis
A primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único, e o Atlético vai a Tocantinópolis para iniciar a competição como visitante.
A bola rola para o confronto às 18h (de Brasília) desta terça-feira (18/2), no Estádio João Ribeiro. Diferente das edições anteriores da Copa do Brasil, a partida da primeira fase será decidida nos pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar.