(foto: WILLIAM WEST/AFP)
Com apenas 18 anos, João Fonseca fez história e se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um título da ATP ao vencer o ATP 250 de Buenos Aires neste domingo (16/2). A conquista fez ele subir 31 colocações no ranking mundial e chegar à 68ª posição.
Ao garantir vaga na final, Fonseca já havia se tornado o brasileiro mais bem colocado no ranking. Agora, ampliou a distância para o segundo, Thiago Wild, que atualmente é o número 99.
O brasileiro é o mais jovem jogador no Top 100 da AFP e é o único com 18 anos. Estatísticas que mostram a dimensão do início da carreira profissional do garoto.
A atuação na decisão deixou o 3º colocado do ranking, Carlos Alcaraz, impressionado. No twitter, o astro espanhol, medalha de ouro na olímpiada de Paris 2024, escreveu: “Impressionante, João! Muito parabéns!”.
João venceu ATP de Buenos Aires
O brasileiro derrotou o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6) e conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires.
Ao longo da campanha, João derrotou quatro argentinos. Em Buenos Aires, o jovem brasileiro resistiu à pressão das torcidas e mostrou personalidade para levantar o troféu.
Trata-se do primeiro título de ATP da carreira de Fonseca. Agora, o jovem fenômeno é o brasileiro mais novo a conquistar um título de tênis no profissionalismo, com 18 anos, cinco meses e 16 dias. O posto antes era ocupado por Thiago Wild, que conquistou o ATP de Santiago com 19 anos.