(foto: Pedro Souza/Atlético e Victor Souza/Tombense)
Donos das melhores campanhas da fase de grupos do Campeonato Mineiro, Atlético e Tombense medem forças pelo jogo de ida da semifinal neste sábado (15/2), às 16h30. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações do duelo no Mineirão: onde assistir, prováveis escalações e desfalques, os momentos dos times, arbitragem e mais.
O Galo está invicto na temporada e vem de vitória por 3 a 0 sobre o Itabirito, também no Gigante da Pampulha. A equipe teve a melhor defesa da primeira fase, com apenas dois gols sofridos, e ficou em segundo lugar no Grupo A, com 16 pontos.
O líder da chave foi justamente o Tombense, que somou a mesma pontuação, mas teve uma vitória a mais. A última delas foi sobre o Villa Nova, por 2 a 0, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Apesar de ter tido melhor campanha, o Gavião-Carcará não tem vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo placar como em anos anteriores. A Federação Mineira de Futebol (FMF) alterou o regulamento em 2025 e, agora, os times podem decidir a vaga na final do Mineiro nos pênaltis se o placar agregado terminar empatado.
Tabu em jogo
O Atlético defenderá uma longa invencibilidade diante do Tombense na semifinal do Mineiro. A última derrota do time no confronto ocorreu em janeiro de 2019, com o revés por 1 a 0 no Almeidão, em Tombos, pela primeira fase do Estadual.
Desde então, as equipes se enfrentaram em nove oportunidades. Foram seis vitórias do Atlético e outros três empates.
Atlético x Tombense: onde assistir ao vivo
Os torcedores têm três opções para acompanhar o jogo:
Atlético x Tombense: prováveis escalações
Atlético
O técnico Cuca deve ter novidades no banco de reservas. O clube anunciou as contratações do lateral-esquerdo Caio Paulista e do atacante Rony, que já foram regularizados junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, com isso, têm condições de jogo.
De qualquer forma, mesmo que sejam relacionados, eles ficarão no banco de reservas, já que Cuca deverá repetir a escalação do jogo passado.
Uma presença incerta é a do lateral-direito Saravia. O argentino ficou de fora do jogo contra o Itabirito na rodada passada por uma indisposição, mas pode retornar contra o Tombense.
Já os atacantes Júnior Santos e Palacios se machucaram no treino dessa sexta-feira (14/2) e não terão condições de jogo.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rubens; Cuello e Hulk.
- Pendurados do Atlético: –
- Desfalques do Atlético: Júnior Santos (lesão no tendão da panturrilha direita), Palacios (lesão na coxa esquerda), Caio Maia (lesão no joelho direito), Cadu (lesão no joelho direito) e Alisson (Seleção Brasileira sub-20)
Tombense
Comandado por Raul Cabral, o Tombense não tem desfalques por lesão ou por suspensão para a semifinal. Desta forma, a tendência é que o técnico repita a escalação do jogo passado.
- Provável escalação do Tombense: Matheus; Júlio Henrique, Roger Carvalho, Rony e Dudu Mandai; João Vitor, Fabricio Dias e Pedro Oliveira; Jefferson Renan, João Pedro e Douglas Coutinho.
- Pendurados do Tombense: Jamerson e Gustavo Crecci
- Desfalques do Tombense: –
Atlético x Tombense: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “Tenho que pensar no momento, não adianta pensar para frente o que vou ter. Eu tenho esses jogadores e temos utilizados eles de diversas formas no jogo, com uma dupla de ataque, trio, quarteto. Não tem um planejamento a médio prazo, nós vamos jogar assim, é jogo a jogo, estudando os adversários, vendo o que temos de melhor em todos os sentidos físicos e técnicos.”
- Raul Cabral, técnico do Tombense: “Estamos em uma crescente na competição. Iniciamos com bons resultados, mas não tendo um bom rendimento. Nos últimos três jogos conseguimos render bem e ter bons resultados. Tivemos um prazo curto de recuperação, então buscamos dar ênfase nas condições físicas e de organização, estudamos bastante o adversário para que possamos fazer um jogo bem consistente.”
Atlético x Tombense: arbitragem
- Árbitro: André Luiz Skettino
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nandrea Gomes
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira