(foto: Mourão Panda/América)
O América está com a classificação à semifinal ameaçada no Campeonato Mineiro. Para avançar, o Coelho precisa vencer o Aymorés, na quarta-feira (12/2), às 19h45, no Independência, pela última rodada da primeira fase do Estadual. Caso não consiga o resultado positivo, fica fora do mata-mata. Nos últimos 10 anos, a equipe não foi à semi duas vezes.
Em segundo lugar do Grupo B, com 12 pontos, o Coelho ainda depende do Athletic para avançar. O Esquadrão de Aço é o líder do Grupo B, com a mesma pontuação do alviverde. Contudo, o time do interior tem uma vitória a mais que o América no Estadual – 4 contra 3.
Portanto, além de vencer, o América tem que torcer para que o Athletic não vença o Betim em casa, também nesta quarta (12/2), às 19h45.
América fora da semifinal
Nos últimos 10 anos, o América ficou fora da semifinal do Mineiro em duas oportunidades. Em 2015, o Coelho caiu ainda na fase classificatória. Na época, o Estadual era no formato de “pontos corridos”, em que todos os times se enfrentavam.
A última vez que esteve fora foi em 2022, último ano em que o campeonato foi disputado no formato por “pontos corridos”. Em 2023, a Federação Mineira de Futebol (FMF) modificou o regulamento e a divisão em três grupos foi a adotada.
2015
Em 2015, o América bateu na trave e terminou a primeira fase em quinto lugar, com 20 pontos somados. O Tombense foi o quarto colocado, com os mesmos 20, mas com maior número de vitórias (seis a cinco). Na ocasião, se classificavam à semifinal os quatro primeiros.
Dessa forma, a disputa do mata-mata foi entre Caldense (primeiro lugar) x Tombense (quatro lugar) e Cruzeiro (segundo lugar) x Atlético (terceiro lugar). Neste ano, o Galo sagrou-se campeão diante da Caldense, após empatar o primeiro jogo por 0 a 0 e depois vencer a partida de volta por 2 a 1.
2022
Em 2022, o América também terminou a primeira fase em quinto, com 17 pontos. Em quarto lugar, a Caldense foi a última a avançar à semi, com 18 pontos.
O Atlético foi o líder. Na sequência apareceram Athletic e Cruzeiro. Dessa forma, o chaveamento do mata-mata foi Atlético x Caldense e Athletic x Cruzeiro. Neste ano, avançaram à final Galo e Raposa. Em jogo único, o alvinegro bateu o time celeste por 3 a 1 e levantou o troféu de campeão estadual.