(foto: Edesio Ferreira/EM/DA.Press)
O Atlético busca encerrar a fase de grupos do Campeonato Mineiro sem derrotas, algo que só aconteceu duas vezes neste século. Para isso, precisará ao menos empatar com o Itabirito na quarta-feira (12/2), às 19h45, no Mineirão, pela oitava rodada da competição.
A última vez em que o clube atingiu tal feito foi em 2023. Na oportunidade, o alvinegro somou seis vitórias e dois empates sob o comando de Eduardo Coudet, se classificando em primeiro lugar no Grupo A com 20 pontos, 15 gols marcados e cinco sofridos.
O Atlético levantou a taça do Mineiro com vitórias por 3 a 2 e 2 a 0 sobre o América na decisão. O alvinegro só teve uma derrota no torneio. Na ida da semifinal, perdeu por 1 a 0 para o Athletic fora de casa, mas conseguiu reverter o placar com triunfo por 1 a 0 como mandante, já que fez melhor campanha na fase anterior.
Cuca conhece o caminho
Já a outra edição em que o Galo conseguiu se manter invicto na primeira fase do Estadual foi a de 2012. Também com o técnico Cuca no comando, o time venceu os nove primeiros jogos e só empatou nas duas últimas rodadas com Cruzeiro e Tupi.
Assim como em 2023, o Atlético enfrentou o América na grande decisão, mas dessa vez ficou com a taça sem nenhuma derrota na competição. Naquele ano, a equipe ainda contaria com a chegada de Ronaldinho Gaúcho, que a ajudaria na campanha de vice-campeã no Campeonato Brasileiro.
Da pressão ao alívio
Nesta temporada, o Atlético disputou as três primeiras rodadas com um elenco sub-20 devido à utilização dos profissionais na FC Series, torneio amistoso disputado nos Estados Unidos.
Com os jovens, o alvinegro somou três empates diante do Aymorés, do Democrata-GV e do Pouso Alegre. Esse também foi o resultado na “estreia” do time principal na competição, com o América, na quarta rodada.
A partir disso, o Atlético só comemorou vitórias. Com quatro gols de Hulk, bateu Villa Nova (1 a 0), Athletic (1 a 0) e, nesse domingo, o Cruzeiro (2 a 0), no Mineirão.
Com isso, o Galo está em segundo lugar no Grupo A, com 13 pontos, e depende apenas de uma vitória para garantir a classificação à semifinal do Mineiro.