(foto: Mourão Panda/América)
O técnico do América, William Batista, admitiu secar o Atlético no clássico contra o Cruzeiro, neste domingo (9/2), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Uma derrota do Galo ajuda o Coelho na disputa por uma vaga na semifinal do Estadual.
“Vou ter que secar o nosso rival Atlético para que a gente entre na última rodada só dependendo da gente. A gente sabe que a Tombense tem um jogo difícil contra o Villa, que luta para não cair na última rodada. A gente sabe que é um jogo complicado”, declarou Batista, citando o outro concorrente do América pela classificação ao mata-mata.
“Óbvio que queríamos chegar ao último jogo dependendo dos nossos resultados, mas o campeonato foi equilibrado durante todo o percurso”, acrescentou o comandante do Coelho.
Disputa por vaga na semifinal do Mineiro
A derrota por 1 a 0 para o Tombense, nesse sábado (8/2), manteve o América na segunda colocação do Grupo B, com 11 pontos. O líder Athletic tem a mesma pontuação, mas pode disparar na ponta em caso de vitória sobre o Uberlândia, neste domingo (9/2), às 16h, no Parque do Sabiá.
Portanto, a derrota do time de São João del-Rei em Uberlândia é essencial para os planos do Coelho de chegar ao mata-mata estadual.
Já o Tombense fica na liderança do Grupo A, com 13 pontos. A equipe alvirrubra está à frente de Betim (11 pontos) e Atlético (10 pontos), fecha a rodada na ponta e depende só das próprias forças para garantir vaga na semifinal do Mineiro.
O América enfrenta o Aymorés na oitava e última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro. O jogo será no Independência, em Belo Horizonte
Já o Tombense tem o Villa Nova como adversário na rodada final do Mineiro. A partida será no Castor Cifuentes, em Nova Lima.
Todas as partidas da última rodada do Campeonato Mineiro começarão simultaneamente às 19h45 desta quarta-feira (12/2).
Os líderes dos três grupos e o segundo colocado geral avançam à semifinal do Mineiro.
Situação do Atlético no Campeonato Mineiro
Se vencer o Cruzeiro neste domingo (9/2), o Atlético supera o Betim e iguala o Tombense em pontuação (13), mas fica em segundo pelos critérios de desempate.
Nesse cenário, iria à última rodada com as seguintes combinações favoráveis: vencer o Itabirito e torcer por um tropeço (empate ou derrota) do Tombense contra o Villa Nova; empatar com o Itabirito e torcer por uma derrota do Tombense contra o Villa Nova.
Se empatar com o Cruzeiro, o Atlético iria à última rodada dependendo de tropeços de Tombense e Betim. Uma derrota no clássico, por sua vez, faz o Galo ficar em situação ainda mais delicada, com chances de avançar apenas como o melhor segundo colocado.