(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
O Atlético luta para não ser eliminado antes das semifinais do Campeonato Mineiro. Mas caso isso ocorra, o clube corre risco de não participar da Copa do Brasil de 2026? O No Ataque detalha, a seguir, os critérios de classificação para o torneio nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribui 80 vagas para as 27 federações, sendo que as mais bem ranqueadas têm direitos a mais times na competição.
Além disso, outras 12 vagas são distribuídas da seguinte forma: sete a nove clubes classificados que se classificarem para a Copa Libertadores de 2026, os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025 e, caso seja necessário, os times mais bem classificados na Série A.
Como a FMF define os times classificados?
A Federação Mineira de Futebol (FMF) está em quarto lugar no ranking geral da CBF e por isso tem direito a cinco vagas. Quatro delas serão para os times classificados às semifinais do Mineiro de 2025.
A última vaga será destinada ao campeão do Troféu Inconfidência, um torneio disputado entre os times que ficaram entre quinto e oitavo lugar geral na primeira fase.
A situação do Atlético
Neste cenário, o Atlético ainda teria mais quatro possibilidades de garantir vaga na Copa do Brasil de 2026 caso seja eliminado na fase de grupos. O clube pode vencer o Troféu Inconfidência, ficar entre os nove primeiros colocados na Série A, conquistar a Copa do Brasil ou a Copa Sul-Americana nesta temporada.
De qualquer forma, o Galo tenta evitar a eliminação precoce no Mineiro. Para isso, busca uma vitória contra o Cruzeiro no domingo, às 16h, no Mineirão, pela sétima rodada.
Com um eventual revés, o time pode ser eliminado se Betim e Athletic somarem três pontos e o duelo entre América e Tombense tiver um vencedor. Se empatar, o Atlético só fica sem chances de classificação se Betim, Athletic e América vencerem seus respectivos jogos.