(foto: Divulgação/Instagram/Tocantinópolis)
O Atlético terá pela frente um confronto inédito na primeira fase da Copa do Brasil. O sorteio realizado nesta sexta-feira (7/2) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o Tocantinópolis, do Tocantins, será o adversário do Galo na estreia pelo torneio mata-mata. A seguir, o No Ataque apresenta mais sobre a história do “Verdão do Norte”, que tem um papagaio como mascote.
O Tocantinópolis foi fundado em 1º de janeiro de 1989 e tem o Estádio João Ribeiro, conhecido como Ribeirão, como casa. O local que tem capacidade para 10 mil torcedores está situado na cidade de Tocantinópolis, a mais de 2 mil quilômetros de distância de Belo Horizonte.
O clube tem como principais feitos seis conquistas do Campeonato Tocantinense. Os títulos estaduais foram erguidos pelo Verdão do Norte em 1993, 2002, 2015, 2021, 2022 e 2023.
O Tocantinópolis soma cinco participações na Copa do Brasil, tendo integrado as últimas três edições do torneio mata-mata. A melhor performance do clube na competição foi registrada em 2022, quando passou da primeira fase pela única vez.
Naquela edição, o Tocantinópolis eliminou Náutico e Cascavel com vitórias em jogo único, como mandante. Depois disso, no entanto, deu adeus à Copa do Brasil na terceira fase – ao ser goleado pelo Athletico-PR no Ribeirão (5 a 2) e na Ligga Arena (4 a 0), em Curitiba.
Em 2023, o Tocantinópolis esteve no caminho do América, rival do Atlético, na primeira fase. O duelo no Ribeirão terminou empatado por 1 a 1, com o Coelho avançando por ter a vantagem de ser melhor posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF – critério extinto para 2025.
Tocantinópolis fez campanha modesta na Série D de 2024
Em 2024, o Tocantinópolis fez campanha modesta na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe foi a quarta colocada (entre oito equipes) no Grupo A2, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 14 jogos.
Na segunda fase, o Verdão do Norte foi amplamente dominado pelo Manaura-AM. Após empate no Ribeirão (0 a 0) no jogo de ida, o Tocantinópolis foi goleado no Estádio da Colina (5 a 2), em Manaus – dando adeus à competição nacional.
As melhores aparições da equipe alviverde em âmbito nacional ocorreram com sete participações na Série C. A última delas, no entanto, se deu em 2005.
Tocantinópolis já foi goleado em 2025
O Tocantinópolis fez apenas dois jogos oficiais em 2025 – ambos pela Copa Verde. No primeiro, venceu o Grêmio Atlético Sampaio-RR no Ribeirão, por 2 a 1. No segundo, foi goleado e eliminado pelo Amazonas na Arena da Amazônia, por 5 a 1.
O próximo compromisso oficial do Verdão do Norte será pela primeira rodada do Campeonato Tocantinense, contra o Tocantins. A partida será disputada na próxima quarta-feira (12/2), a partir das 16h, no Estádio Castanheirão, em Miracema do Tocantins.
Fato curioso sobre o time treinado por Reginaldo França é a presença do meia camaronês Arnold Mael Kamdem, de 25 anos. Ele teve passagens por diversos clubes da Região Norte neste início de carreira e marcou um dos gols da vitória do Tocantinópolis sobre o GAS, pela Copa Verde.
Tocantinópolis x Atlético na Copa do Brasil
O duelo entre Tocantinópolis e Atlético será disputado em 19 ou 26 de fevereiro, no Ribeirão, em Tocantinópolis. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga na segunda fase será nos pênaltis.
O clube que avançar enfrentará o vencedor do duelo entre Independência-AC e Manaus-AM. Bicampeão da Copa do Brasil (2014 e 2021), o Galo busca o tri do torneio mata-mata.