08/02/2025
00:52

Campeão mundial pela Seleção Brasileira fundou adversário do América na Copa do Brasil

Juliano Belletti beija a taça da Copa do Mundo (foto: Divulgação / Arena Belletti )

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil definiu que o América enfrentará o Cascavel, do Paraná. A equipe aurinegra foi fundada há 17 anos e tem ligação com um ex-jogador de Atlético e Cruzeiro que venceu a Copa do Mundo de 2002.

A data de fundação do Futebol Clube Cascavel é 16 de janeiro de 2008. O projeto surgiu a partir de uma iniciativa de Juliano Belletti e sua família, que tinham o objetivo de promover o futebol em Cascavel, munícipio próximo da fronteira do Brasil com Paraguai, a 500 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná.

“Pensávamos em abrir uma escolinha, mas como queríamos estar filiados à Federação Paranaense, montamos o time para disputar as categorias de base apenas”, contou Sandro Belletti, irmão de Juliano, em entrevista ao site O Paraná.

A partir de 2009, o Cascavel passou a disputar competições profissionais, com a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense. A Serpente fez boa campanha no torneio e terminou como vice-campeã, conquistando o acesso.

Em 2010, o clube fez parceria com o Grêmio Prudente, de São Paulo, para disputar a Divisão de Acesso, mas não teve sucesso. Em 2011, de forma independente, o resultado também não foi positivo – depois do torneio, a família Belletti decidiu abrir mão do FC Cascavel.

Em abril de 2013, após cerca de dois anos de hiato, o clube voltou às atividades sob nova gestão. A partir daí, a ascensão foi rápida, tendo conquistado a terceira divisão estadual logo no ano de retorno e, em 2014, o título da segunda divisão.

A estreia na elite do Paraná ocorreu em 2025. Até 2018, o clube terminou o torneio em posições intermediárias, sem conquistar acesso ao mata-mata, mas também não passou perto de ser rebaixado.

Torcida do FC Cascavel no Estádio Olímpico Regional - (foto: Divulgação / FC Cascavel )
Torcida do FC Cascavel no Estádio Olímpico Regional(foto: Divulgação / FC Cascavel )

Classificação à Série D e boas campanhas no Paranaense

A primeira grande temporada do Cascavel foi em 2020, quando terminou como vice-líder na primeira fase do estadual e foi eliminado pelo Athletico-PR, que viria conquistar o título, na semifinal. A boa campanha rendeu ao aurinegro uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Pela primeira vez em um torneio nacional, o time do interior paranaense ficou em quarto lugar em seu grupo na primeira fase, mas na etapa seguinte foi eliminado pelo Novorizontino.

A campanha no Paraná em 2021 foi ainda melhor. Novamente vice-líder na primeira fase, o Cascaval chegou até a final, mas perdeu para o Londrina nos pênaltis, após empates por 1 a 1 nos jogos de ida e volta. O vice-campeonato se repetiu em 2023, agora com derrota para o Furacão.

Tratando-se de Copa do Brasil, o Cascavel foi mais longe em 2021 e 2022, quando chegou na segunda fase do torneio – foi eliminado por Figueirense e Tocantinópolis, respectivamente.

Cascavel em 2025

Atualmente, o clube ocupa a oitava posição do Campeonato Paranense, com 12 pontos em oito jogos – três vitórias, três empates e duas derrotas. Restam três rodadas para o fim do torneio, a equipe soma cinco unidades a mais que o Andraus, primeiro time fora da zona de classificação ao mata-mata.

Além da Copa do Brasil, a equipe disputará novamente a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.

Cascavel x América na Copa do Brasil

O duelo da primeira fase da Copa do Brasil, entre Cascavel e América, será disputado em jogo único e terá o time da Região Sul como mandante. A partida será realizada no Estádio Olímpico Regional, casa da Serpente. A data e o horário do confronto ainda serão anunciados.

Belletti foi revelado pelo Cruzeiro

Como jogador, Belletti iniciou a carreira no Cruzeiro em 1992. Por muito tempo, morou na Toquinha, alojamento destinado aos jovens em formação na Toca da Raposa I. Embora tenha iniciado sua trajetória no futebol como goleiro de futsal, no clube ele despontou como atleta versátil e atuou como volante e lateral-direito.

Belletti fez cinco gols em 62 jogos pelo profissional do Cruzeiro, entre 1994 e 1996, e conquistou quatro títulos: Copa Master e Copa Ouro, em 1995, e o Mineiro e a Copa do Brasil de 1996.

Em seguida, transferiu-se para o São Paulo ao lado do lateral-esquerdo Serginho numa transação que rendeu à Raposa cinco reforços: o zagueiro Gilmar, o lateral-direito Vitor, o volante Donizete Oliveira, o meia Palhinha e o atacante Ailton.

Passagem pelo Atlético

Belleti defendeu o Atlético em 1999, quando chegou por empréstimo do São Paulo. Mesmo com a curta passagem, ele é lembrado pelos atleticanos. O time de 1999 do Galo foi vice-campeão brasileiro, e o elenco permanece vivo na memória dos torcedores que viveram aquela época.

Ao longo da carreira, Belletti atuou como volante, meia e lateral-direito, mas as foi no Atlético que ele se tornou um camisa 10 pela primeira vez.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM