O zagueiro Lyanco é tido como figura fundamental no Atlético neste início de ano. Mesmo tendo o defensor como peça crucial, no entanto, o técnico Cuca decidiu não poupar o jogador, que está pendurado no Campeonato Mineiro, do duelo contra o Athletic – a ser disputado a partir das 21h30 desta terça-feira (4/2), no Mineirão, em Belo Horizonte.
A medida não assegura a disponibilidade do defensor no clássico contra o Cruzeiro, pela sétima rodada do Estadual. A bola rolará para o duelo entre os arquirrivais às 16h do domingo (9/2), também no Gigante da Pampulha, com mando de campo da Raposa.
Lyanco tem histórico conturbado com cartões devido ao estilo aguerrido de jogo nas abordagens individuais. Ele recebeu três amarelos em quatro jogos disputados neste início de 2025, também levando em consideração os amistosos disputados pelo Galo em pré-temporada nos Estados Unidos.
No segundo semestre de 2024, que marcou os primeiros meses de Lyanco no Atlético, o zagueiro foi advertido com 11 cartões amarelos e um vermelho em 24 compromissos com a camisa preta e branca. A média foi de uma advertência recebida a cada duas partidas.
Cuca decidiu correr o risco de perder Lyanco para o clássico contra o Cruzeiro. O sérvio-brasileiro ficará de fora do duelo caso receba cartão amarelo diante do Athletic.
Atlético x Athletic no Campeonato Mineiro
O Atlético inicia a sexta rodada como terceiro colocado do Grupo A, com sete pontos – um a menos que o líder Betim. Com uma vitória diante do Athletic, o Galo pode “dormir” na ponta da chave.
O Esquadrão de Aço, por sua vez, é o líder isolado do Grupo B, com 12 pontos. A equipe comandada por Roger Silva tem a melhor campanha da primeira fase e se vê próxima da classificação às semifinais.