De olho na liderança do Grupo A do Campeonato Mineiro, o Atlético recebe o Athletic nesta terça-feira (4/2), a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o confronto pela sexta rodada do Estadual: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, declarações de personagens e muito mais.
Depois de empatar os quatro jogos iniciais do Mineiro, o Galo conquistou a primeira vitória da temporada no último sábado (1°/2), diante do Villa Nova, por 1 a 0. Em bela trama coletiva no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, Hulk balançou as redes para o time alvinegro.
O Atlético é o terceiro colocado do Grupo A, com sete pontos – um a menos que o líder Betim. Para assumir a ponta ao fim desta rodada, a equipe de Cuca precisa vencer o Athletic e torcer por tropeços de Betim (contra o Pouso Alegre) e Tombense (contra o Aymorés).
O Athletic, por sua vez, é dono da melhor campanha da primeira fase do Estadual. Na última rodada, no domingo (2/2), o Esquadrão de Aço contou com gols de Yuri, Gustavão e Matheus Mega para superar o Tombense, por 3 a 1, na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
O time de Roger Silva lidera o Grupo B, com 12 pontos. Uma vitória diante do Galo praticamente encaminharia a classificação do Athletic às semifinais – segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube que chegar aos 15 pontos terá 82,8% de chances de avançar à próxima etapa do Mineiro.
Atual pentacampeão estadual, o Atlético busca igualar feito da geração do ex-atacante Reinaldo ao conquistar o hexa. Já o Athletic nunca foi campeão mineiro e tenta acrescentar o troféu inédito à galeria em ano no qual fará estreia na Série B do Campeonato Brasileiro.
Atlético x Athletic: onde assistir ao vivo
O embate pela sexta rodada do Campeonato Mineiro terá transmissão exclusiva na TV fechada por serviço de assinatura (pay-per-view).
Atlético x Athletic: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pelo Mineiro. Saiba quem deve iniciar jogando no Mineirão.
Atlético
A principal dúvida no Atlético está relacionada à utilização de Lyanco, que está pendurado e pode ficar de fora do clássico contra o Cruzeiro caso receba cartão amarelo diante do Athletic. Se preservado, o zagueiro sérvio-brasileiro deve ser substituído por Bruno Fuchs ou Igor Rabello.
Outra interrogação na formação alvinegra está no lado esquerdo do ataque. Rubens, Bernard e Cuello concorrem pelo espaço à frente de Guilherme Arana no corredor.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael, Lyanco (Bruno Fuchs ou Igor Rabello), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rubens (Bernard ou Cuello); Júnior Santos e Hulk
- Pendurado do Atlético: Lyanco
- Desfalques do Atlético: Patrick (recondicionamento físico), Caio Maia (cirurgia no joelho direito) e Cadu (cirurgia no joelho direito)
Athletic
O técnico Roger Silva tem disputas evidentes em todos os setores do campo. Sem desfalques, o Athletic terá força máxima diante do Atlético.
- Provável escalação do Athletic: Jefferson; Douglas, Edson Miranda (Matheus Mega), Sidimar e Yuri; Diego Fumaça (Rafael Conceição), Wallisson Luiz e David Braga; Mateus Gonçalves (Welinton), Lincoln e Gustavão
- Pendurados do Athletic: Yuri, Rafael Conceição e Gustavão
- Desfalques do Athletic: não há
Atlético x Athletic: os personagens
- Cuca, técnico do Atlético: “Trabalhar em cima disso, em cima da evolução. Trocamos muitos passes, temos muitas finalizações, mas a gente tem que ser mais eficaz. Fazer mais gols, mesmo que seja em menos chances. (…) Fazer o gol é questão de, em um dia, estar com o pé bom. Vai sair. Trabalhar um pouco mais as finalizações. A gente tem que fazer isso para o jogador pegar mais confiança. Continuar criando as jogadas e pegar mais confiança na finalização.”
- Roger Silva, técnico do Athletic: “Feliz pelo desempenho da rapaziada. Eu acho que a gente está no caminho. (…) Agora, daqui para frente, é olhar para nós. Saber que podemos entregar ainda mais e por que não sonhar em uma classificação como primeiro geral? (…) Muito feliz com o que os nossos atletas têm entregado. Se eles não comprassem a ideia de ter uma equipe que batalha, que briga, que corre, mas que joga futebol… Eu não abro mão disso. O Athletic é uma equipe que gosta da bola, quer ficar com a bola e vai ficar com a bola.”
Atlético x Athletic: arbitragem
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
- Assistentes: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
- VAR: Wagner Reway