O América conquistou sua segunda maior goleada no século 21 ao fazer 7 a 0 sobre o Pouso Alegre, nessa quinta-feira (23/1), pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Jonathas (3), Marlon, Cauan Barros, David Lopes e Figueiredo fizeram os gols do Coelho.
O triunfo de ontem no Independência superou os 7 a 1 aplicados no União de Itabirito, em amistoso realizado no dia 11 de maio de 2002. Na ocasião, Rinaldo (3), Edmundo (2), Édson e Guilherme assinalaram os tentos americanos.
O recorde a partir de 2001 ocorreu no confronto com a Jataiense (GO), pela fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro de 2006. Douglas (2), André, Wellington Paulo, Washington (3), Liranço (contra) decretaram o impressionante placar de 9 a 0.
Maiores goleadas de sempre
Nos 113 anos de história, o América fez 20 a 0 no Kaindorf, clube das divisões regionais da Áustria, em 13 de julho de 1997. Celso (4), Missinho (3), Somália (3), Irênio (3), Renato Soares (2), Taú, Tupãzinho, Rinaldo e Dênis balançaram a rede.
Por competições oficiais, os 13 a 0 diante do Palmeiras de Belo Horizonte, no Mineiro de 1928, jamais foram superados. Maior artilheiro do clube, com 167 gols, Satyro Taboada marcou nove vezes nessa partida.
Pouso Alegre volta a ser vítima
O Pouso Alegre voltou a ser vítima do América. No ano passado, também na primeira rodada do estadual, o time do Sul de Minas perdeu por 6 a 0 para o Coelho, em Belo Horizonte.
O destaque americano no jogo de 2024 foi o uruguaio Gonzalo Mastriani, com cinco gols. Aos 22 minutos do segundo tempo, ele deu lugar a Renato Marques, que anotou o sexto gol alviverde.
Coincidentemente, Jonathas, responsável por três gols em América x Pouso Alegre em 2025, saiu justamente aos 22 do segundo tempo para a entrada de David Lopes, autor do gol de número seis no duelo.
América no Campeonato Mineiro
O América volta a campo no domingo (26/1) para enfrentar o Vila Nova, às 18h30, no Independência, pela terceira rodada do Mineiro. A equipe dirigida por William Batista ocupa a segunda posição do grupo B, com quatro pontos em dois jogos.
O Mineiro de 2025 tem 12 clubes divididos em três grupos. Cada participante enfrenta somente adversários de outras chaves. Desta forma, a primeira fase terá oito rodadas.
Os três líderes se classificam para as semifinais, assim como o melhor entre os segundos colocados. Duelos de ida e volta vão definir os finalistas, com disputa por pênaltis em caso de empate no placar agregado.