Contratado no fim de setembro, Fernando Diniz completará 20 jogos no comando do Cruzeiro neste fim de semana. O próximo desafio do técnico é o duelo com o Betim, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
As equipes se enfrentam no sábado (25/1), a partir das 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Para vencer o confronto, Diniz terá que quebrar uma escrita de sua passagem pela Raposa.
O treinador venceu apenas um jogo por mês desde que assumiu o cargo. Ele passou em branco em setembro, mas venceu uma vez em outubro, uma em novembro, uma em dezembro e uma em fevereiro.
Diniz tem retrospecto de quatro vitórias, oito empates e sete derrotas – 35,1% de aproveitamento. Esses dados levam em contam os 17 jogos oficiais por Mineiro, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, e os amistosos contra Atlético (0 a 0) e São Paulo (1 a 1) na FC Series.
Diniz foi xingado por torcedores após derrota no Mineiro
O técnico vem sendo pressionado pela torcida celeste por causa dos números ruins no cargo. Nessa quarta-feira, a Raposa perdeu por 1 a 0 para o Athletic, pela segunda rodada do Mineiro. Após o jogo no Mané Garrincha, em Brasília, o time foi vaiado, e Diniz xingado pelos torcedores.
As quatro vitórias de Diniz no Cruzeiro
A única vitória desta temporada foi por 1 a 0 sobre o Tombense, pela estreia do Mineiro. Já os três triunfos de 2024 ocorreram diante do Lanús, da Argentina (volta da semifinal da Sul-Americana), e Criciúma e Juventude (33ª e 38ª rodadas da Série A).
Pressão sobre Diniz começou em 2024
O fim de ano do Cruzeiro foi negativo, e ficou marcado pela perda de vaga na Copa Libertadores. A Raposa ficou na zona de classificação ao torneio durante quase todo o Brasileirão, mas saiu na reta final.
Outra possibilidade de garantir sua ida à Libertadores seria com título na Sul-Americana, só que o Cruzeiro perdeu a decisão continental por 3 a 1 para o Racing, da Argentina.
Pelo segundo ano consecutivo, a Raposa jogará a Sul-Americana. O Cruzeiro ainda tem o Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A no calendário de 2025.