23/11/2024
05:27

quatro jogadores estiveram em campo na última vitória sobre o Corinthians no Mineirão < No Ataque

Cruzeiro (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Já se passaram quase seis anos desde a última vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians no Mineirão. No dia 14 de novembro de 2018, o time celeste bateu o Timão, por 1 a 0, com gol do atacante David, em partida da 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, as equipes se enfrentaram no Gigante da Pampulha apenas mais duas vezes e ambos os jogos terminaram empatados.

O Corinthians é justamente o próximo adversário do Cruzeiro no Mineirão. No domingo (7/7), às 16h, os times se enfrentarão pela 15ª rodada em situações distintas. Enquanto a equipe de Belo Horizonte, em oitavo lugar, com 20 pontos, busca se reaproximar do G6, o Timão está na zona da degola, com nove, em penúltimo lugar.

Uma curiosidade marca o novo encontro entre Cruzeiro e Corinthians pelo Brasileiro. Quatro jogadores do elenco celeste de 2024 estiveram em campo naquela partida de 2018. Dois vestiam a camisa da própria Raposa e os outros dois ainda defendiam o Timão.

Cruzeiro 1 x 0 Corinthians

Na última vitória do Cruzeiro sobre o Corinthians em Belo Horizonte, os volantes Lucas Silva e Lucas Romero, o meio-campista Mateus Vital e o goleiro Cássio estiveram em campo.

Naquele jogo, o time mineiro estava praticamente de férias na reta final do Brasileiro, uma vez que já havia conquistado a Copa do Brasil – justamente sobre o Timão – e consequentemente teve vaga garantinda na Libertadores de 2019. Já o time paulista lutava contra a ameaça do rebaixamento.

Em 2018, Lucas Silva e Romero foram titulares do Cruzeiro comandado pelo auxiliar Sidnei Lobo, pois o técnico Mano Menezes estava afastado por causa de um tratamento de pele. No lado do Corinthians, Cássio era titular absoluto e Mateus Vital começou no banco, mas entrou no segundo tempo.

Contratado pelo Cruzeiro nesta temporada, Cássio, inclusive, se destacou naquele confronto com importantes defesas que evitaram um placar mais elástico da Raposa. Ele não conseguiu evitar, entretanto, o gol da vitória celeste marcado por David aos 13 minutos do primeiro tempo, em jogada que teve, inclusive, participação de Lucas Silva.

Retrospecto recente

Depois dessa vitória no Mineirão, Cruzeiro e Corinthians se enfrentaram apenas mais quatro vezes, sendo duas no Mineirão e todas pelo Campeonato Brasileiro.

Os confrontos não foram mais constantes porque a equipe mineira passou três anos na Série B do Brasileiro (2020, 2021 e 2022).

Em agosto de 2019, no primeiro turno da Série A, os times empataram sem gols no Mineirão. No segundo, em outubro, o Cruzeiro venceu o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena.

Já em 2023, ano do retorno do Cruzeiro à divisão de elite, o time celeste venceu o Timão por 1 a 0, em São Paulo, e depois empatou por 1 a 1 no Gigante da Pampulha.

Cássio ainda não vai reencontrar o Corinthians

Dos quatro jogadores do Cruzeiro que estiveram em campo no confronto de 2018, apenas o goleiro Cássio não poderá jogar neste domingo.

O atleta ainda aguarda o início da janela de trasferências no dia 10 de julho para ser inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Depois disso, ele vestirá o manto celeste em uma partida pela primeira vez.

Confira a matéria completa em: noataque.com.br