Revelado profissionalmente pelo Atlético, o goleiro Diego Alves anunciou a aposentadoria nesta terça-feira (21/1), aos 39 anos. Pelo Flamengo, ele conquistou duas Copas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil, marcando o nome na história e se tornando ídolo do clube.
Além da história no Brasil, o goleiro se consagrou no futebol europeu. Defendendo Almería e Valencia, ele se tornou o recordista de defesas de pênaltis no Campeonato Espanhol.
O último clube de Diego Alves foi o Celta de Vigo, da Espanha. Ele chegou à equipe da Galícia em 2022 e teve o contrato rescindido em abril do ano passado, mas não chegou a entrar em campo.
No Instagram, o goleiro anunciou o encerramento da carreira e agradeceu cada um dos clubes que passou.
“Cada clube por onde passei teve um papel único em minha jornada: no Botafogo-SP, me profissionalizei; no Atlético, dei meus primeiros passos no futebol profissional; no Almería e no Valencia vivi momentos extraordinários que me fizeram crescer no futebol europeu, onde, em 10 anos, me tornei o recordista de defesas de pênaltis da La Liga”, iniciou.
Apesar de ter se profissionalizado pelo Botafogo-SP, Diego Alves estreou profissionalmente pelo Atlético em 2005.
“Representar a Seleção Brasileira foi a realização de um sonho. Estar em campo com a camisa do meu país me permitiu vivenciar o futebol em seu mais alto nível e compartilhar momentos únicos com os melhores atletas do mundo; no Flamengo, tive a honra de conquistar títulos e defender com orgulho uma das maiores torcidas do mundo, e no Celta de Vigo, tive uma breve, mas importante passagem, que me permitiu voltar à La Liga após 5 anos”, disse.
O goleiro ainda agradeceu aos treinadores, companheiros de equipe e torcedores que o acompanharam ao longa da trajetória como atleta. Por fim, sem revelar os planos para o futuro, afirmou que “uma nova história começa agora”.
Diego Alves no Atlético
Em 2006, Diego Alves assumiu a titularidade do Atlético e foi importante para a campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, se manteve na titularidade e conquistou o Campeonato Mineiro pelo Galo ao derrotar o arquirrival Cruzeiro na final. Ao todo, Diego Alves disputou 61 partidas com a camisa do Atlético.
Com o bom desempenho no alvinegro, o goleiro chamou atenção do futebol europeu e foi vendido para o Almería em 2007.