Paulo Bracks pediu demissão no Santos nesta segunda-feira (20/1) e é o favorito para assumir o cargo de Chief Strategy Officer (CSO) no Atlético.
“Sou muito grato ao Presidente Marcelo Teixeira e à diretoria pela oportunidade. Em 2024, alcançamos todos os principais objetivos da gestão, com o retorno à Série A, título da Série B, equilíbrio financeiro, potencialização de receitas, controle jurídico e otimização do contrato da nova Arena. Agradeço aos funcionários e jogadores pelo ótimo e saudável convívio que tivemos nesses 7 meses de trabalho. Desejo sucesso ao clube na temporada!”, afirmou, em nota enviada à imprensa.
O clube mineiro está em busca de um profissional para assumir as responsabilidades estratégicas da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) como um todo. Desta forma, Victor Bagy seguirá exercendo a função de diretor de futebol.
O CSO trabalhará em conjunto com o ex-goleiro e com Bruno Muzzi, CEO do clube. A ideia é que o novo profissional concretize metas a curto e a longo prazo, tanto no aspecto financeiro quanto no futebol.
O Atlético chegou a negociar com outros nomes no mercado, mas a tendência é que Bracks seja anunciado em breve. Bruno Spindel, ex-diretor de futebol do Flamengo, foi oferecido ao clube, mas não houve interesse por parte da SAF.
A possível chegada de Bracks ao Atlético foi noticiada primeiramente pela Itatiaia e confirmada pelo No Ataque.
A carreira de Paulo Bracks
Paulo Bracks era CEO do Santos desde junho do ano passado. Em dezembro, o Peixe acertou a chegada de Pedro Martins para a função, e Bracks ficou responsável pelas áreas administrativas do clube, sem relação com o futebol.
Nascido em Belo Horizonte, o executivo teve o primeiro cargo relacionado ao esporte na Federação Mineira de Futebol (FMF), onde trabalhou como diretor de competições entre 2014 e 2018.
Na sequência, foi diretor executivo nas categorias de base e no profissional do América entre 2017 e 2020, quando seguiu rumo ao Internacional para exercer a mesma função.
Ficou no clube gaúcho por quase dois anos antes de acertar a ida ao Vasco, em maio de 2022. Esse foi o trabalho que antecedeu a chegada ao Santos.
Bracks é formado em Direito pela Faculdade Milton Campos e fez pós-graduação em direito desportivo e negócios no esporte no Centro de Estudos em Direito e Negócios.
Também realizou outros cursos, como análise de desempenho e gestão no futebol pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e gestão técnica em futebol pela Universidade do Futebol.