IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), informou nesta sexta-feira (17) que a sede do CadÚnico, localizada na rua Edgard Boy Rossi, s/n, no Centro, funcionará em regime de plantão neste fim de semana. Os atendimentos serão realizados neste sábado (18) e também domingo (19), das 8h às 17h.
A medida foi tomada para desafogar o fluxo de atendimentos relacionados à solicitação do benefício anunciado pela administração municipal às famílias afetadas pelas chuvas. O equipamento foi definido como o local oficial para que o cidadão possa requerer o auxílio.
“Com os documentos exigidos em mãos, o cidadão deve ir até a sede do CadÚnico para requerer o benefício. Este é o único local para realizar a solicitação. Por isso, estamos ampliando nosso horário de funcionamento, garantindo que todas as famílias atingidas tenham a oportunidade de serem atendidas. Nosso objetivo é assegurar que ninguém fique sem o suporte necessário neste momento tão difícil”, destacou o secretário de Assistência Social, Flávio Miranda.
Sobre o benefício
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, publicou na última segunda-feira (13), no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 11.415, que define as regras para o pagamento de até um salário mínimo e meio às famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas que atingiram a cidade.
O documento regulamenta os critérios, prazos e valores para a concessão do benefício eventual, prestado em virtude de situação de emergência e/ou estado de calamidade pública.
O benefício será concedido de forma pecuniária e em caráter provisório e suplementar. Uma das regras estabelecidas é o cadastramento das famílias atingidas, que já está sendo realizado. Neste fim de semana, caso o cidadão precise fazer o cadastro, deve ir até o haIl do Ipatingão, das 8h às 17h.
Requisitos
Como principais requisitos, o beneficiário precisa ser residente e domiciliado no município, além de apresentar o laudo de interdição total do imóvel ou o relatório técnico da Defesa Civil caracterizando a situação de risco, perdas e danos.
O benefício será de até um salário mínimo para famílias com até cinco integrantes e de um salário mínimo e meio para famílias com mais de cinco integrantes.
Cadastro social a partir de segunda
A partir da próxima segunda-feira (20), o Cadastro Social das famílias atingidas pelas chuvas não será mais realizado no estádio Ipatingão e nas escolas Artur Bernardes (Canaã) e Chirlene Cristina Pereira (Bethânia). O atendimento será transferido para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, de 7h às 18h.
Compartilhe em suas redes sociais