Há exatos 16 anos, Atlético e Cruzeiro realizaram o único clássico mineiro fora do Brasil até esta sexta-feira (17/1). Agora, quase na mesma data, os times voltarão a medir forças em outro país, desta vez em Orlando, nos Estados Unidos, pela FC Series.
Em 2009, Galo e Raposa se enfrentaram no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, pela semifinal do Torneio de Verão. A partida teve brilho de ídolo alvinegro, seis gols e dois pênaltis.
O time celeste saiu na frente com gol contra do volante Renan. Depois, um pênalti para cada lado: Diego Tardelli faria o primeiro gol com a camisa preta e branca, enquanto Fernandinho voltaria a colocar o Cruzeiro na frente.
Tardelli chegou a empatar a partida, mas Ramires e Soares deram a vitória por 4 a 2 para a Raposa. Na final, o time bateu o Nacional-URU por 4 a 1.
Prévia do ano?
O sucesso do Cruzeiro no torneio de pré-temporada foi uma prévia do desempenho do time naquele ano. A equipe foi campeã do Campeonato Mineiro, terminou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro e ficou com o vice da Copa Libertadores.
O Atlético, por sua vez, fechou o Brasileiro em sétimo lugar, foi vice do Estadual e eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e na fase preliminar da Copa Sul-Americana.
Atlético 2 x 4 Cruzeiro
Atlético
Juninho; Marcos (Tchô), Leandro Almeida e Welton Felipe; Carlos Alberto, Rafael Miranda (Márcio Araújo), Renan (Sheslon), Júnior (Lopes) e Thiago Feltri; Éder Luis e Diego Tardelli. Técnico: Emerson Leão
Cruzeiro
Fábio; Jonathan (Jancarlos), Leo Fortunado, Thiago Heleno (Leonardo Silva) e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner (Camilo); Thiago Ribeiro (Soares) e Wellington Paulista (Alessandro). Técnico: Adilson Batista
Gols: Diego Tardelli (aos 36’ do 1ºT e 22’ do 2ºT); Renan (contra, aos 17’ do 1ºT), Fernandinho (aos 39’ do 1ºT), Ramires (aos 46’ do 1ºT) e Soares (44’ do 2ºT)
Cartões amarelos: Carlos Alberto e Shelson; Fernandinho
Motivo: semifinal do Torneio de Verão
Data: 17 de janeiro de 2009
Estádio: Centenário, em Montevidéu-URU
Árbitro: Jorge Larrionda (FIFA-URU)
Assistentes: Walter Rial (FIFA-URU) e Marcelo Gadea (FIFA-URU)
Atlético x Cruzeiro fora de Minas Gerais
Além do clássico no Uruguai, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram em mais uma oportunidade fora de Minas Gerais. Em 1960, ano de fundação de Brasília, o então presidente Juscelino Kubitschek convidou os dois clubes para um amistoso no acanhado Estádio Israel Pinheiro, com campo de terra, para celebrar a “paz” entre os rivais, que haviam rompido em 1958. O único clássico fora de Minas em território brasileiro terminou com empate por 2 a 2.
Atlético x Cruzeiro na FC Series
Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentaram fora do Brasil neste sábado, às 17h, no Inter&CO Stadium, em Orlando, na Flórida, pela FC Series.
A Raposa estreou no torneio com empate por 1 a 1 diante do São Paulo, também no estádio do Orlando.