Em 2017, a saída de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain chocou o mundo do futebol. O atacante, que vivia grande fase no time espanhol ao lado de Lionel Messi e Luís Suárez, foi negociado por 222 milhões de euros (R$ 812 milhões na cotação da época). Por muito tempo, especulou-se nas mesas redondas que o brasileiro teria trocado de time com o objetivo de ser eleito o melhor jogador do mundo. Quase oito anos depois, o atleta revelou ao ex-atacante Romário a real motivação da troca.
“Não fui no pensamento de: ‘Vou sair do Barcelona para ser melhor do mundo’. Até porque na última semana (em Barcelona) o Messi mesmo falou para mim: ‘Você está indo embora por quê? Você quer ser melhor do mundo? Vou te fazer o melhor do mundo. Falei: ‘Não, não é isso. São outras coisas, é mais pessoal’”, iniciou Neymar em participação no programa De Cara com o Cara, no canal RomárioTV, no YouTube.
Além da questão financeira, a possibilidade de voltar a jogar com compatriotas pesou para Neymar. Com a saída de Daniel Alves, que também trocou o Barcelona no PSG, Neymar seria o único brasileiro no elenco catalão.
Obviamente que financeiramente era muito melhor do que tinha no Barcelona. E tinha os brasileiros também. Eu fiquei com vontade de jogar com os brasileiros, falei assim: ‘Vou lá jogar com eles’. Era o Thiago Silva, o Dani (Alves) tinha acabado de assinar, o Marquinhos e o Lucas. São todos meus amigos. Estava precisando de algum brasileiro, no Barcelona já não tinha. Falei: ‘Quero ir para lá, vou arriscar’. E fui. Não foi pensando em ser o melhor do mundo.
Neymar, atacante brasileiro
Neymar: ‘Meu auge foi no PSG’
Neymar entende que atingiu a melhor forma após a saída do Barcelona. Para o atacante, foi no PSG em que ele desempenhou o melhor futebol da carreira. Pelo clube francês, o brasileiro disputou 173 jogos, marcou 118 gols e deu 70 assistências.
“Vou falar que dei um azar de me machucar muitos anos seguidos. São seis, sete anos que estou me machucando seguidamente. Não são lesões que me tiram uma semana, são lesões que me tiram três meses, seis meses. Se você for parar para pensar, todo mundo que conhece de futebol sabe que meu auge foi no PSG. Jogando do jeito que eu estava jogando no PSG eu seria bola de ouro, isso eu tenho certeza. Só que eu tive essas lesões. Óbvio que todo jogador que ser o melhor do mundo, mas não é algo que vai acabar com a minha vida. Deus não quis assim e vamos embora”, finalizou Neymar.
A notícia Neymar revela a Romário motivo de ida ao PSG: ‘No Barcelona não tinha’ foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque