Ex-defensor do Cruzeiro, Lucas Oliveira foi apresentado no Vasco nesta terça-feira (14/1). Natural do Rio de Janeiro, o zagueiro de 28 anos revelou que se inspira em Dedé, que também já vestiu a camisa estrelada.
“Sei do peso da camisa do Vasco. Sei que passaram grandes jogadores, como Philippe (Coutinho) e Pedrinho. Também tem outros caras que admirava. Tem o Dedé, que eu vi jogar, e depois até foi para o Cruzeiro, coincidência. Gostava muito do estilo de jogo, mesmo não sendo um cara mais técnico. Tinha as características que eu gostava”, pontuou o defensor.
Dedé no Cruzeiro
Dedé foi revelado pelo Volta Redonda em 2008. No ano seguinte, transferiu-se ao Vasco e permaneceu até ser comprado pelo Cruzeiro, em 2013. Nas sete temporadas em Belo Horizonte, conquistou dois Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil e três Campeonatos Mineiros. Entrou em campo 188 vezes e marcou 15 gols com a camisa celeste.
Depois de encerrar a passagem pela Raposa, Dedé ficou dois anos parado em virtude das sucessivas lesões nos dois joelhos. O agora ex-jogador voltou a atuar apenas em 2022, quando disputou duas partidas pela Ponte Preta e uma pelo Athletico-PR. Na carreira, também participou de 11 jogos pela Seleção Brasileira.
Além dos sete títulos pelo Cruzeiro, Dedé venceu a Série B de 2009 e a Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco. No auge, foi considerado um dos melhores jogadores do futebol nacional e venceu diversas honrarias. O camisa 26 foi eleito o melhor zagueiro da Série A pelo Prêmio Craque do Brasileirão em quatro oportunidades e pelo troféu Bola de Prata em duas.
Lucas Oliveira no Cruzeiro
Lucas Oliveira não cruzou com Dedé nos vestiários do Cruzeiro, já que chegou à capital mineira em fevereiro de 2022, por empréstimo. Pouco tempo depois, em agosto, a Raposa o comprou do Atlético-GO.
Nos dois primeiros anos de clube, o zagueiro ganhou oportunidades e atuou como titular. Em 2024, perdeu espaço e foi emprestado ao Valladolid-ESP e Kyoto Sanga-JAP.
O defensor conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Cruzeiro e entrou em campo 79 vezes (marcou quatro gols e distribuiu duas assistências).
Lucas Oliveira tinha contrato com o Cruzeiro até o fim de 2025. Ele foi vendido ao Vasco, e a Raposa manteve 50% dos direitos econômicos.