A prefeitura de Ipatinga, está incentivando os moradores a atualizarem o cartão de vacinação devido ao contato com lama, água e esgoto durante o temporal da madrugada deste domingo (12 de janeiro). A partir desta segunda-feira (13), todas as unidades básicas de saúde do município voltarão a funcionar normalmente, incluindo a UPA 24 horas no bairro Canaã, que chegou a ser invadida pela água. Ipatinga contabiliza nove mortes pelas chuvas. Uma pessoa ainda está desaparecida.
Segundo o prefeito Gustavo Nunes, todas as unidades de saúde de Ipatinga funcionarão, por tempo indeterminado, como prontos-socorros para agilizar o atendimento. “Isso significa que qualquer pessoa que procurar um centro de saúde será atendida imediatamente, sem necessidade de agendamento, seguindo a ordem de chegada. Além disso, as unidades terão horário de atendimento estendido”, explicou o prefeito.
Nunes destacou a importância da vacinação diante do contato com superfícies poluídas ou infectadas durante o temporal. “É fundamental atualizar a vacinação das pessoas que tiveram contato com a lama, com a água da chuva e dos córregos, que apresentam grande risco de contaminação”, afirmou durante coletiva neste domingo.
UPA de volta ao funcionamento
Após o temporal da madrugada, a UPA de Ipatinga foi invadida por água e lama, forçando a transferência dos pacientes. Durante o dia, o local passou por higienização, sanitização e dedetização, e retomará o funcionamento normal a partir desta segunda-feira (13 de janeiro).