A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, ficou completamente destruída após a forte chuva que matou uma criança de oito anos e outras quatro pessoas soterradas. Uma tromba d’água caiu sobre a cidade durante a noite desse sábado (11) e madrugada deste domingo (12). As mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.
Em vídeos encaminhados a Itatiaia, é possível ver a UPA da cidade completamente alagada. Na entrada do local, a água chega a tampar as cadeiras. Segundo o prefeito da cidade, Gustavo Nunes, em menos de uma hora choveu cerca de 80 milímetros. No local o córrego Gerase inundou toda a avenida. Já em outro vídeo, uma enxurrada de lama foi filmada por moradores que ficaram presos dentro de casa.
Um homem foi visto com a água batendo acima da cintura andando pelas ruas alagadas com o resto de itens que conseguiu salvar. Barrancos desabaram e asfaltos foram arrastados.
Três pessoas morream na cidade devido às chuvas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a uma criança de oito anos morreu e outros quatro corpos foram encontrados após casas desabarem. Houve 58 acionamentos referentes a chuva intensa que atingiu Ipatinga. A maioria dos chamados para desabamento e vistoria em risco de desabamento.
“Uma forte tromba d’água pegou Ipatinga de surpresa nessa madrugada. Com 80 mm caindo em 1 hora, tivemos alguns pontos de alagamento pela cidade, mas nossas equipes da Defesa Civil, Bombeiros e GCM já estão nas ruas atentos. É um volume muito grande em pouco espaço de tempo. Casas que vieram barranco abaixo, avenidas obstruídas, lama, casas inundadas. Estamos com equipe na rua, mobilizando. A UPA também inundou porque o córrego Gerasa inundou toda a avenida. Já existe equipe a caminho da UPA e vamos trabalhar. Os casos mais urgentes estamos atuando, mas quem não conseguiu contato, seja Defesa Civil, Samu, ou bombeiros, nos mande na rede social”, pediu o prefeito.