O polêmico radar instalado na BR-458, na altura dos loteamentos Parques do Vale e Porto Seguro, no município de Caratinga, trecho entre Ipatinga e Ipaba, removido por técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na última quarta-feira (08/01) deverá ser reinstalado. As informações obtidas pela Itatiaia junto ao Dnit indicam que o equipamento de controle de velocidade será recolocado no local.
De acordo com o Dnit, a empresa responsável pelo radar realizará reparos no equipamento antes de sua reinstalação. Vale ressaltar que o dispositivo havia sido apenas fixado, visto que para entrar em funcionamento, o equipamento precisaria passar por testes de aferição do sensor de velocidade e ajustes técnicos. A previsão inicial era que começou a operar no final de janeiro.
Radar detectado e removido
Na terça-feira (7), o radar foi encontrado danificado e precisou ser consertado. Contudo, na quarta-feira, novamente o equipamento apresentou avarias, com uma de suas peças caída à margem da pista. O Dnit informou que a base do radar foi danificada por um impacto causado por um veículo.
Sem possibilidade de novos reparos imediatos, a estrutura foi removida pela empresa responsável no início da noite de quarta-feira.
Reação da população e melhorias previstas
A retirada do radar foi comemorada por usuários da via e moradores da região, que se mostraram insatisfeitos com a instalação do equipamento. O principal motivo de consentimento é o estado precário do asfalto na rodovia.
Segundo o Dnit, antes de o radar ser reinstalado, a estrada passará por melhorias. Está previsto um investimento de cerca de R$ 30 milhões para serviços de recapeamento, tapa-buracos, manutenção dos dispositivos de drenagem e sinalização.
A autarquia confirmou que o contrato com a empresa responsável pelas obras já foi assinado, e a companhia está em processo de mobilização para iniciar as atividades.