IPATINGA – O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, reeleito de forma histórica para seu segundo mandato – algo que não acontecia há mais de duas décadas no município –, também continuará à frente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Ambiental de Minas Gerais (Arsamb). A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (9), durante a 1ª Assembleia Extraordinária da entidade, que teve como pauta a eleição e posse da presidência e dos membros do Conselho Fiscal.
A cerimônia, realizada na sede da instituição, localizada na avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro, foi conduzida pelo diretor-geral da Arsamb, Albson Alvarenga. Ele apresentou aos prefeitos a única chapa inscrita para a eleição. Por unanimidade, Gustavo Nunes foi reeleito para manter-se na presidência da Agência. O prefeito Francisco de Paulo Freitas, de Santana do Manhuaçu, assumirá a vice-presidência.
O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a confiança depositada em sua gestão durante o primeiro mandato na Arsamb, comprometendo-se a intensificar os esforços em prol dos municípios filiados.
“Recebo com muita gratidão e responsabilidade a confiança depositada pelos colegas prefeitos para permanecer na presidência da Arsamb. Este é um reconhecimento pelo trabalho que iniciamos no primeiro mandato, e agora o desafio é ainda maior. Vamos continuar trabalhando arduamente. A Arsamb tem um papel estratégico e será fundamental para consolidar o avanço do saneamento ambiental em nossa região. Contem comigo para honrar esse compromisso com seriedade e dedicação”, declarou.
Gustavo Nunes indicou Albson Alvarenga para continuar à frente da diretoria-geral da entidade, cabendo-lhe a missão de seguir comandando, ao lado da diretoria, atividades burocráticas e operacionais de funcionamento da Agência Reguladora.
Chapa Eleita
- Presidente: Gustavo Morais Nunes (prefeito de Ipatinga)
- 1º Vice-presidente: Francisco de Paulo Freitas (prefeito de Santana do Manhuaçu)
- 2º Vice-presidente: Fernando Rolla (prefeito de São Domingos do Prata)
Conselho Fiscal (Efetivos)
- Marcos Antônio Marques (prefeito de Entre Folhas)
- Raulisson Morais (prefeito de Açucena)
- Elon de Oliveira Ferrari (prefeito de Córrego Novo)
Conselho Fiscal (Suplentes)
- Maria Cecília da Costa Garcia (prefeita de Vargem Alegre)
- Artur Carlos da Silva (prefeito de Pingo D’Água)
- Jadson Nascimento Braz (prefeito de Dom Cavati)
Sobre a Arsamb
A Arsamb foi criada em dezembro de 2022, no contexto do “Novo Marco do Saneamento Básico” no Brasil, aprovado pela Lei nº 14.026/2020. Seu papel é regular, acompanhar e fiscalizar serviços de saneamento ambiental nos municípios filiados. A agência tem independência decisória e atua como autarquia, com poder de polícia administrativa. Suas responsabilidades incluem a regulação e fiscalização de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais. Além disso, cabe a ela a verificação do cumprimento das metas dos Planos Municipais de Saneamento e a fixação e reajuste de tarifas do setor.
Compartilhe em suas redes sociais