Aos 20 anos, o volante Patrick Silva chega ao Atlético para ter a primeira experiência como profissional. Desconhecido por boa parte dos torcedores, o atleta deixa o Palmeiras após ser destaque na base e retorna “às origens” em Minas Gerais.
O jovem foi envolvido na venda do atacante Paulinho ao Palmeiras. Além dele, o Galo receberá 18 milhões de euros (R$ 116,1 milhões na cotação atual) e o também volante Gabriel Menino.
Patrick tinha contato com o clube paulista até 2027 e, de acordo com informações da imprensa paulista, não seria utilizado pelo técnico Abel Ferreira na próxima temporada. Em 2024, disputou 40 jogos e marcou três gols pelo sub-20, se tornando capitão do time com a ida do zagueiro Vitor Reis ao elenco profissional.
José Gustavo Felix, jornalista do Portal da Base, conversou com o No Ataque e citou as principais características do jogador.
“O Patrick é um segundo volante, camisa 8. Foi titular durante toda a temporada e terminou como capitão após o Vitor Reis subir para o profissional. Esse ano ele foi campeão do Brasileiro sub-20 e vice-campeão da Copa do Brasil. Chegou a ficar alguns jogos no banco do profissional, mas não entrou”, disse.
“Ele é um jogador muito físico, com passada larga, um ‘cavalo fisicamente’, muito forte. É um jogador que ataca muito, tem boa chegada ao ataque. Na Copinha de 2023 ele fez o gol do título, apesar de não ser titular naquele time”, completou.
Veja o gol citado no vídeo a seguir:
A reportagem perguntou a José o que Patrick mais precisava evoluir. Na visão do jornalista, o principal para o desenvolvimento do jovem é ter os primeiros minutos como profissional.
“Ele precisa mesmo é de tempo de jogo no profissional, de oportunidade para ver como ele se sai, porque já encerrou o ciclo de base. Ele pode melhorar tecnicamente, porque não é brilhante, um craque, mas pode ser um jogador bem útil para compor elenco. De repente fazer mais gols, com muitos desarmes”, opinou.
Patrick quase desistiu do futebol
Mesmo com o sucesso na base, Patrick quase abandonou a carreira como jogador. Em entrevista ao portal Nosso Palestra, no ano passado, contou que passou por muitas dificuldades, mas soube lidar com elas e se tornou mais maduro desde então.
“Tenho uma história de vida bem difícil, de superação, e ela me motiva a seguir em frente. Hoje em dia olho para trás e vejo tudo que passei, todas as dificuldades que já superei. Uso isso como combustível para continuar lutando pelos meus sonhos”, relembrou.
“O que me levou a pensar em desistir foi não saber lidar com algumas divergências, não esperar o momento certo para que as coisas acontecessem e a imaturidade. Reconheço e tenho crescido a cada obstáculo”, afirmou.
Patrick no Atlético
Patrick nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, é canhoto e tem 1,87m – considerado alto para um atleta da posição. Na base, passou por Flamengo, Volta Redonda-RJ, Cruzeiro e Ferroviária-SP antes de chegar ao sub-20 do Palmeiras, em 2022.
Caso atue mesmo como segundo volante, ele disputará posição principalmente com Gabriel Menino e Alan Franco no Atlético. Outros atletas que atuam no setor são Battaglia, Paulo Vitor, Fausto Vera e Otávio.
A notícia Quem é Patrick? Conheça jovem envolvido em troca de Paulinho pelo Atlético foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende