O Cruzeiro está por detalhes de fechar a contratação de Adryelson, que pertence ao Lyon – dirigido pelo empresário John Textor, dono também do Botafogo. No Ataque apurou que o zagueiro tem conversas muito bem encaminhadas com a diretoria da Raposa, que enviou ao clube francês uma proposta de compra nos últimos dias.
Ainda conforme apuração da reportagem com fontes ligadas às negociações, o Cruzeiro irá pagar cerca de 8 milhões de euros (R$ 50 milhões) pelos direitos econômicos do atleta, que tem vínculo com os franceses até junho de 2028. A princípio, o contrato do jogador de 26 anos com a Raposa será válido até 31 de dezembro de 2028.
Outra fonte ouvida pela reportagem já dá a tratativa como sacramentada entre as partes. No entanto, oficialmente, o Cruzeiro não confirma o acerto por Adryelson. A postura do clube se mantém a mesma de outros casos – de só emitir comentários de situações concretizadas.
No Ataque também soube que o Cruzeiro vê em Adryelson a figura do ‘xerife’ para elevar o patamar da zaga celeste. Ele agrada muito ao CEO da Raposa, Alexandre Mattos, e ao gestor da SAF, Pedro Lourenço.
O elenco comandado por Fernando Diniz já conta com quatro zagueiros: João Marcelo, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Jonathan Jesus. Promovidos da base, Pedrão foi emprestado ao Avaí e Weverton ainda aguarda uma definição do futuro na Toca 2.
Cruzeiro desbancou concorrência
No Ataque também apurou que o Cruzeiro desbancou a concorrência para encaminhar a contratação do zagueiro. O Zenit, da Rússia, era o principal adversário celeste na disputa pelo jogador no mercado. Isso porque Adryelson tem planos de permanecer no futebol brasileiro na sequência da carreira.
Os russos apresentaram uma oferta ao Lyon inferior a do Cruzeiro. Outros clubes da Europa também fizeram proposta aos franceses, mas de empréstimo com opção de compra dos direitos econômicos ao final do período.
No Brasil, também há dois clubes interessados em comprar Adryelson. Segundo apuração da reportagem, um deles é o Bahia e outro uma equipe de São Paulo. Porém, o destino do zagueiro será o Cruzeiro.
Adryelson gostou do projeto esportivo apresentado pela diretoria do Cruzeiro e entente que a Raposa brigará por títulos nos próximos anos.
Adryelson esteve no Botafogo em 2024
Adryelson esteve emprestado ao Botafogo em 2024. O zagueiro integrou o elenco campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro, mas foi opção no banco de reservas na maioria dos jogos do time sob o comando de Artur Jorge.
O técnico português optou por escalar a dupla de zaga do Glorioso com o angolano Bastos e o argentino Alexander Barboza. Adryelson foi acionado em 11 jogos e marcou um gol.
O único tento do zagueiro teve grande peso para o Botafogo. Ele deu números finais à vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Brasileirão. O jogo era considerado o do título do torneio de pontos corridos, já que os cariocas lideravam a tabela seguidos pelos paulistas.
Venda do zagueiro ao Lyon
Adryelson se destacou no futebol brasileiro pelo bom desempenho nas temporadas de 2022 e 2023. Ele foi um dos pilares da defesa do Botafogo nesses anos, tendo maior destaque no ano passado, quando fez 58 partidas, marcou quatro gols e deu uma assistência.
O rendimento acima da média despertou o interesse de vários clubes europeus. Em junho de 2023, o Botafogo recusou uma proposta do Besiktas, da Turquia, de 4 milhões de euros (R$ 20,9 milhões na cotação da época) pelo jogador.
À época, John Textor havia prometido segurar o defensor para não desfalcar o time na briga pelo título da Série A, o que acabou escapando no segundo turno. O empresário também tinha dado garantias a Adryelson de que ele jogaria no Lyon neste ano. E assim foi feito.
Adryelson foi vendido pelo Botafogo ao outro clube de Textor, em 1º de junho. Em menos de um ano na França, Adryelson entrou em campo em apenas quatro oportunidades.
Adryelson aceitou voltar ao Brasil
Sem grande espaço no Lyon, Adryelson topou voltar ao Brasil para ajudar o Botafogo nesta temporada. Porém, ele ouviu de Textor que teria uma nova chance no outro clube da holding do norte-americano em 2025.
Apesar do desejo de voltar ao futebol europeu, Adryelson concordou em ser negociado com o Cruzeiro.
Carreira do jogador de 26 anos
Adryelson começou a carreira no Sport, em 2018. Ele ficou no Leão da Ilha até 2021. Ao todo, foram 125 jogos e cinco gols.
Depois, foi emprestado para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, onde entrou em campo em 29 ocasiões e deixou sua marca duas vezes.
Em 2022, o jogador chamou a atenção do Botafogo.