Agora comandante do profissional, técnico teve trabalhos de destaque no sub-20 do Coelho
O técnico William Batista, recém-anunciado pelo América como comandante da equipe para a temporada 2025, tem um histórico considerável com atletas que na atualidade compõem o elenco profissional. Isso porque esses jogadores foram treinados pelo professor durante o período dele à frente do sub-20 do Coelho.
O portal Transfermarkt, especialista em estatísticas esportivas, disponibiliza um levantamento do desempenho de William Batista à frente do Sub-20 do América, mas em apenas alguns dos torneios disputados pela categoria. Nesse sentido, dos cinco atletas que ele mais utilizou no recorte de torneios, dois são frequentemente utilizados no profissional: o lateral-direito Mateus Henrique e o atacante Adyson.
O primeiro iniciou a temporada 2024 como titular, com um desempenho que chamou a atenção. No decorrer do ano, porém, sobretudo no segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, Mateus alternou entre a titularidade e o banco de reservas.
Já Adyson não começou o ano como titular, mas foi o dono da ponta direita em parte da temporada. A exemplo de Mateus Henrique, o jovem atacante perdeu espaço na reta final de 2024.
Para além da dupla citada anteriormente, o zagueiro Júlio, o meia Rodriguinho e o atacante Renato Marques, que já estão no profissional há mais tempo, são outros jogadores consideravelmente utilizados por William Batista no sub-20.
Confira o histórico de jogadores do atual elenco sob o comando de William Batista:
Goleiro:
Laterais:
- Mateus Henrique – 16 jogos, 2 gols e 1 assistência
- Paulinho Ibelli – 12 jogos, 1 gol
Zagueiro:
- Júlio – 13 jogos, 1 gol marcado
Meio-campistas:
- Rodriguinho – 2 jogos, 6 gols
Atacantes:
- Renato Marques – 13 jogos, 3 gols