Com o sorteio das chaves do Super Mundial de Clubes da Fifa, o Flamengo caiu no grupo D, ao lado de Espérance-TUN, Chelsea-ING e León-MEX. Neste contexto, o ex-jogador e multicampeão pelo rubro-negro Tita declarou apoio ao clube mexicano na competição, causando a revolta dos flamenguistas.
“Queridos amigos do León Guanajuato, faz muito tempo. É claro, com o trabalho que faço agora, é muito difícil pensar em futebol. Mas, quero lhes dizer: tenho muito orgulho de ter jogado com esse time, com os ‘Panzas Verdes’ do León. Los mejores 40 equipos del mundo! Felicidades, León!”, disse o ex-jogador.
Tita é reconhecido como um dos maiores ídolos do León, clube pelo qual atuou na década de 90. Em 1991-1992, o ex-jogador participou do grupo que encerrou o jejum de 36 anos e voltou a conquistar o Campeonato Mexicano pela Fera.
Do lado rubro-negro, a história é diferente. Mesmo que tenha sido revelado na Gávea e tenha feito parte da geração mais vitoriosa do Flamengo, Tita é visto por muitos torcedores como um “traidor”. Isso porque o ex-meia-atacante tinha como objetivo vestir a camisa 10, usada pelo grande ídolo do Urubu, Zico.
Essa obsessão causou certo mal-estar na Gávea e fez muitos flamenguistas acreditarem que o ex-jogador queria “roubar” o lugar de Zico. Depois, em 1987, Tita se transferiu para o Vasco, arquirrival do rubro-negro, e ainda marcou o gol do título do Campeonato Carioca daquele ano sobre o time que o revelou.
Na declaração de apoio ao León no Super Mundial, Tita ainda “cutucou” o Flamengo.
“Vejam, já ganhamos do Flamengo duas vezes, agora vamos pela terceira. Saudações a todos vocês! Felicidades à toda diretoria, corpo técnico e jogadores. Sorte, ‘muchachos’! Vamos pelo campeonato!”
Tita, ex-jogador do Flamengo
Nas duas vezes que os clubes se enfrentaram, pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2014, o León saiu vencedor. No jogo da ida, no México, o mandante surpreendeu e venceu por 2 a 1. Depois, em pleno Maracanã, o Flamengo saiu derrotado por 3 a 2 e acabou eliminado da competição.
Torcedores do Flamengo reagem
Nas redes sociais, os torcedores do Flamengo mostraram revolta à declaração de Tita. “Traíra é a pior raça que tem”, escreveu um rubro-negro, nos comentários da publicação do León.
“Isso é um frustrado, viveu na sombra dos craques rubro-negros. Tem certos jogadores que vestiram o manto que deviam ser apagados da história do time, e esses é um deles”, comentou outro flamenguista.
León pode não disputar o Super Mundial
O time mexicano, contudo, não tem participação confirmada no torneio. Isso acontece porque o León é um clube-empresa que possui o mesmo proprietário que o Pachuca-MEX, que também se classificou para o torneio.
As regras da competição impedem que duas equipes do mesmo grupo empresarial disputem o Super Mundial da Fifa. No entanto, o dono das duas equipes, Jesús Martínez Patiño, está otimista quanto à participação dos clubes no Super Mundial.
Jesús Martinez falou sobre a possibilidade de vender uma das equipes e destacou que o adversário do Flamengo, León, é favorito a deixar o grupo empresarial.
“De todas as perguntas que nos fizeram, respondemos com total transparência. Declaramos que o León é a equipe que teríamos que vender o controle e a maioria do time”, explicou.
A notícia Campeão mundial pelo Flamengo apoia adversário no Super Mundial, e torcedores reagem: ‘Traíra’ foi publicada primeiro no No Ataque por Andrei Megre