Uma operação mobilizou agentes de trânsito, Guarda Civil Municipal e fiscais de posturas da Prefeitura de Ipatinga, com o apoio da Polícia Civil, nesta segunda-feira (2) visando atacar o problema de veículos abandonados em vias públicas em diversas regiões da cidade.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e começou pelo bairro Cidade, alcançando mais de 30 locais mapeados, onde anteriormente houve notificação aos proprietários dos veículos em situação irregular para que tomassem providências em relação ao incômodo.
Todos os veículos apreendidos foram recolhidos ao pátio da Polícia Civil. Os proprietários têm cinco dias para defesa e resolver as demandas. Caso contrário, os veículos serão considerados abandonados em definitivo e podem ser levados a leilão pela autoridade de trânsito.
Legislação
No município de Ipatinga, o abandono de veículos em via pública pode ser combatido por meio das leis 2796/10 e 3021/19, que tratam da fiscalização.
Um veículo é considerado abandonado quando permanece estacionado no mesmo local por mais de 30 dias consecutivos.
Além da notificação, o proprietário de veículo abandonado é responsável pelos custos de remoção do veículo e a estadia.
Se o proprietário não entrar em contato com administração municipal em até 90 dias, a autoridade de trânsito pode levar o veículo a leilão. Nesse caso, o dono não poderá mais recuperá-lo.
Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar a presença de veículos abandonados em via pública. Basta acessar o app “Fala Ipatinga” ou ligar para a Ouvidoria Municipal: 165.
Fonte: SECOM Prefeitura de Ipatinga