A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Coronel Fabriciano, na região Central de Minas Gerais, foi interditada nesta quarta-feira (27 de novembro) após um ar-condicionado de uma das salas pegar fogo. Por conta do incidente, a unidade de saúde foi interditada e os pacientes acabaram transferidos para outro hospital da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, eles foram acionados até o local, na avenida Maanaim, onde as chamas tomaram conta da sala de sutura. Os próprios brigadistas da UPA conseguiram combater as chamas utilizando os extintores da edificação.
Como as chamas já tinham sido controladas, os militares que chegaram à unidade realizaram uma vistoria nos locais atingidos, não tendo sido constatado nenhum dano estrutural no prédio da UPA. Os agentes dos bombeiros também auxiliaram na coordenação da evacuação dos pacientes e colaboradores.
Ainda conforme a corporação, todos os pacientes foram transferidos para unidades hospitalares de referência. Felizmente, ninguém ficou ferido no incêndio.
Por nota, a Prefeitura anunciou que, por conta do incidente, a UPA da cidade está “temporariamente interditada para reparos e vistorias”. “Enquanto isso, quem precisar de atendimento deve procurar o Hospital Dr. José Maria Morais”, completou o município.
Incêndio ocorreu quatro meses após simulado
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, em julho deste ano a corporação promoveu na UPA da cidade a formação e reciclagem de brigadistas orgânicos, além de um simulado de combate a incêndio e evacuação da edificação.
“Tais ações de preparação foram fundamentais para a eficiência no controle do sinistro e evitaram que houvesse mais danos”, afirmou a corporação.